Barcos do Velux 5 Oceans esperam contornar o Cabo Horn em uma semana

Do Sail World

 

Há 13 dias no mar e com mais de 3 mil milhas náuticas percorridas a flotilha do Velux 5 Oceans se encontra próximo a Punta Del Este. Na ponta da competição está Brad Van Liew com 200 milhas de vantagem.

Zbigniew ‘Gutek’ Gutkowski’s Operon Racing e Derek Hatfield’s Active House vêm atrás em Segundo e terceiro respectivamente, separados por apenas 23 milhas. Chris Stanmore-Major está de volta à corrida após reparar velas que se romperam:

“Eu trabalhava por uma hora, descansava dez minutos e depois voltada ao deck para mais uma hora. Durante a noite é extremamente frio e as ondas quebravam no barco. Eu ficava ali me perguntando, com a minha roupa seca e com a agulha na mão, porque raios eu resolvi fazer isso. Mas o conserto ficou bom e agora eu já estou pronto para seguir. Quando vejo a vela enfunada, sinto um enorme orgulho de estar a bordo do Espartan” conta o velejador.

A flotilha espera contornar o Cabo Horn dentro dos próximos cinco ou seis dias. Depois eles já sabem o quanto o tempo fica inconstante:

“A previsão de tempo diz que durante os próximos dias seguintes — digo, até o Cabo Horn – as condições serão desafiadoras. Espero até zonas sem vento, onde um barco pode ficar durante dois ou três dias. Será um desafio e novamente teremos uma situação onde podemos nos adiantar muito ou  se distanciar muito. E nós não podemos ir muito rápido porque o swell é muito alto e surfar com um barco grande não é seguro. Temos de encontrar um equilíbrio próprio entre todos esses fatores. Agora estou esperando somente pelo Cabo Horn, vamos ver o que teremos lá”, diz Gutek

A VELUX 5 Oceans  teve início em La Rochelle, na França, em outubro e conta com cinco etapas. Após a partida foi à Cidade do Cabo, e depois a Wellington na Nova Zelândia. A frota está agora a caminho de Punta del Este, no Uruguai, e depois para Charleston, nos EUA, antes de retornar à França.