Encontrado o navio que pertenceu a Pollard, capitão que inspirou o clássico Moby Dick

 

Da redação da www.nautica.com.br

Divulgação/Noaa
Partes do Dois Irmãos foram encontradas nas águas do Havaí

Arqueólogos encontraram o navio baleeiro naufragado que pertenceu ao capitão que inspirou o clássico de Herman Melville, Moby Dick, romance do século 19.

Os restos do navio, Dois Irmãos, foram encontrados em águas rasas na costa do Havaí, George Pollard era o capitão quando o navio bateu num recife de coral e afundou em 1823. Seu navio anterior, o Essex, tinha sido atacado por uma baleia e também naufragou, proporcionando a narrativa do livro.

Os restos dos Dois Irmãos foram encontrados por pesquisadores da America's National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa), cerca de 600 milhas (965 km) a noroeste de Honolulu.

A embarcação de madeira se desintegrou nas águas quentes, mas os pesquisadores descobriram arpões, um gancho para descascar a gordura das baleias e caldeirões utilizados para transformar gordura de baleia em óleo.

O naufrágio do Dois Irmãos foi relativamente tranquilo em comparação com o Essex, que enfrentou uma baleia cachalote, em 1821.

Após o naufrágio do Essex, o capitão George Pollard e sua tripulação ficaram a deriva, sem comida e água por três meses e chegaram ao canibalismo, antes de serem resgatados.

Pollard desistiu da caça de baleias e tornou-se um vigia noturno em, Massachusetts, nos Estados Unidos.