Loyal fica com o título na ORCIntl do Circuito de Santa Catarina


Antonio Alonso Jr www.nautica.com.br
Em Florianópolis (SC)

O Judel Vrolik 48 Loyal, de Marcelo Massa, confirmou o favoritismo e garantiu o título da ORC Internacional Geral do Circuito Oceânico de Santa Catarina. Com 11 pontos perdidos, o barco que teve Bochecha e Marco Grael na tripulação ficou três pontos à frente do surpreendente Skipper 30 Best Fellow, que incomodou até a última regata. Com duas mulheres a bordo, Kyra Penido e Larissa Juk, o Best Fellow, de Leonardo de Boni, venceu a regata longa e conseguiu deixar para trás barcos maiores e mais acostumados com os pódios dos grandes circuitos nacionais. Em terceiro lugar ficou o Tripp 33 gaúcho San Chico, campeão do Circuito Oceãnico de Santa Catarina no ano passado.

Leonardo de Boni, comandante do Best Fellow, avisou que quer competir todo o Campeonato Brasileiro de ORC Internacional. Como alguns de seus tripulantes não puderam competir em Santa Catarina, ele foi obrigado a fazer mudanças na tripulação. Isso acabou trazendo André Mirsky para o timão e Xandi Paradeda para a tática, conjunto que funcionou bem na raia de Floripa e deve continuar nas próximas etapas. "Nós começamos a andar bem mesmo em Ilhabela no ano passado. Agora conseguimos um segundo lugar importantíssimo. Poderíamos até ter ganho, se chegássemos as duas regatas à frente do Loyal. Foi um campeonato ótimo".

Mas ao mesmo tempo, qualquer vacilo do Best Fellow teria lhe custado o terceiro lugar, pois o Tripp 33 San Chico ficou em terceiro lugar com apenas um ponto a mais. Katana, outro Skipper 30, ficou na terceira posição e o Beneteau First 40.7 Zeus, que até o penúltimo dia ocupava a segunda colocação, caiu para quinto, também com 17 pontos.

Resultados finais da ORC:
1 LOYAL 11 pontos perdidos
2 BEST FELLOW 14 pontos perdidos
3 SANCHICO2 15 pontos perdidos
4 KATANA 17 pontos perdidos
5 ZEUS 17 pontos perdidos
6 MIRAGEM 27 pontos perdidos
7 ABSOLUTO 30 pontos perdidos
8 ANGELA STAR 35 pontos perdidos
9 LUCKY 35 pontos perdidos
10 PARRU FIRST 45 pontos perdidos