Polonês colide com árvore de 10 metros, mas segue em segundo na Velux 5 Oceans

Da redação da www.nautica.com.br

Divulgação
Colisão com tronco de árvore não atrapalha posição do polonês Gutek

O skipper polonês Zbigniew “Gutek” Gutkowski levou um susto quando seu veleiro colidiu com um tronco de árvore no meio do oceano. Gutek ocupava a segunda colocação na terceira perna da regata de volta ao mundo em solitário Velux 5 Oceans quando, pouco mais de 24 horas após a largada na Nova Zelândia, ouviu um forte barulho no casco.

Num primeiro momento, ele achou que tinha batido em um container, um dos grandes perigos que velejadores de longo curso encontram no mar. Felizmente o problema não era tão grande. Gutek colidiu contra um tronco de árvore de aproximadamente dez metros.

Ele teve de parar o barco e manobrar para livrar o tronco, que ficou preso à bolina. Após uma inspeção, ele constatou que o barco não sofreu nenhum dano. Gutek também encontra-se bem e segue na segunda posição da terceira perna, que é a mais longa da competição e vai de Wellington, na Nova Zelândia, até Montevidéu, no Uruguai, passando pelo desafiador Cabo Horn, uma das regiões mais temidas do mundo.

Até a tarde desta quarta-feira o primeiro colocado da regata era o americano Brad Van Liew que está 41 milhas náuticas a frente de Gutek.