Mudança nas regras no Brasileiro RGS de 2011 em SC

 

Por Tarcísio Mattos
Comandante do Zephyrus e jornalista
Em Florianópolis (SC)

Juntamente com o 22º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que inicia nesta terça feira, 8 de fevereiro e termina no próximo sábado, dia 12, em Florianópolis, será disputado o Campeonato Brasileiro de BRA-RGS 2011. Planctom, Magia e Tigre estarão na raia defendendo os títulos brasileiros conquistados em 2010, também em Florianópolis, nas suas respectivas divisões A, B e C. Porém, este ano o Brasileiro será corrido em uma nova configuração, que elimina as subdivisões e todos correm contra todos. Assim o pequeno Tigre/Mormaii, de 21 pés, terá como adversário direto o Inaê/Transbrasa, de 50 pés.

Entre os 15 barcos inscritos no Campeonato Brasileiro estará o Zephyrus/Tempo, segundo colocado no Brasileiro do ano passado na divisão B, que foi vencida pelo Magia. “Sem as subdivisões nosso barco ficou no meio da Flotilha. Só teremos bons resultados se o regime de ventos desta semana for extremamente favorável para o Zephyrus. Se prevalecerem ventos fracos, os pequenos levam vantagem, se forem fortes, os grandes serão imbatíveis”, analisa Rogério Capella, tático da equipe que torce para que os humores de Éolo resultem em sopros entre 12 e 18 nós de intensidade com ondulação baixa.

Além da nova fórmula de disputa, os veleiros inscritos na classe BRA-RGS correrão a primeira competição sob regras atualizadas, o que alterou os cálculos de correção de tempo de regatas de todos os barcos. “Com as novas medições nossa hora de regata foi acrescida substancialmente em relação à maioria dos concorrentes. Isto faz uma grande diferença, principalmente numa disputa de elevado nível como o Campeonato Brasileiro, onde as tripulações correm com as escotas nos dentes e o coração na ponta dos mastros”, diz Tarcísio Mattos, comandante do Zephyrus/Tempo, que em 2010 venceu, em sua classe, a Semana de Vela de Ilhabela (SP), a Copa Veleiros de Oceano, a Copa Flotilha e, pela terceira vez consecutiva, a Volta à Ilha de Santa Catarina.

Neste primeiro dia de regatas deverá ser realizada a prova de percurso longo, que levará os veleiros até a costa Leste da Ilha de Santa Catarina e proporcionará um belo e colorido espetáculo para os veranistas que lotam as praias de Florianópolis nesta época do ano. A chegada será em Jurerê, junto ao Iate Clube de Santa Catarina, sede das competições.

O Zephyrus, veleiro patrocinado por Tempo Editorial e Made in Floripa, terá a sua tripulação completada com o retorno de Samirah Bastos, que em 2010 correu regatas de veleiros de oceano no circuito europeu, e com os velejadores Paulo Cesar de Barros Pinto, Fabrício Ness e Luzia Eicke.