Expedição Destino Canela leva vela do RS para o mundo

Quem nunca quis dar a volta ao mundo em um veleiro, parando de porto em porto, conhecendo diferentes culturas e mares? Augusto Hoffmann Schlieper, Gustavo Schlieper e Cláudio Cavalli estão realizando este sonho no projeto Destino Canela.

canela

destinocan1

A expedição, que tem este nome por serem os seus integrantes canelenses, começou em 2008 e tem por objetivo levar o Rio Grande do Sul ao mundo e divulgar a vela oceânica brasileira.

“Nos dias de hoje é possível dar a volta ao mundo sem encontrar um barco brasileiro fora da costa de nosso país. Para mudar essa realidade mostraremos com nossa viagem o quanto simples e acessível pode ser viajar de barco, o que é necessário e de que forma isto pode ser feito”, comentam os aventureiros.

destinocan2

destinocan

A rota foi dividida em quatro etapas: a primeira (passa por San Diego, México, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá), a segunda (no Panamá, Galápagos, Polinésia e Nova Zelândia), a terceira (na Austrália, Indonésia, Mar Vermelho e Canal de Suez), onde se encontram atualmente e a quarta e última etapa, pela Europa e Brasil. A expedição do veleiro Canela terá fim quatro anos após seu início, quando os tripulantes chegarem de volta a Canela, com 31 mil milhas náuticas navegadas.

O barco é sul-africano, é um veleiro Mauritius 43` Ketch, em fibra de vidro, foi construído 1982. Mede 13,2 metros, largura de 4 metros e quilha, fixa, de 1,7 metros. Pesa 15 toneladas.  Para se deslocar usa um motor Perkins de 60 HP, modelo M60 de 4 cilindros a diesel, possuindo um gerador Kubota a diesel.

erva

É possível acompanhar o dia a dia dos rapazes em textos, fotos e vídeos no site da expedição, o Destino Canela. Os tripulantes têm blogs que contam a rotina em alto-mar e as diferentes paradas que fazem. No site ainda é possível fazer a localização geográfica do barco via Global Tracker e comprar camiseta para dar incentivo à aventura.