Atleta russo da classe 470 fica fora das Olimpíadas por doping

Rosângela Oliveira da nautica.com.br
27/07/2016
 

pavel_doping

Um dos atletas russos classificados para os Jogos não passou nos exames antidoping. Pavel Sozykin (à esquerda da foto), de 28 anos, veleja pela classe 470 masculina e como a classe é disputada em dupla, a World Sailing (Federação Internacional de Vela) decidiu que o comitê olímpico da Rússia pode indicar um substituto para o atleta.

 

A World Sailing liberou, provisoriamente, seis atletas da vela russa para as Olimpíadas do Rio de Janeiro que começam no próximo dia 5. Com os escândalos de doping entre os atletas do país, o COI (Comitê Olímpico Internacional) havia decidido que as federações de cada esporte deveriam decidir quais atletas da Rússia estão elegíveis para os Jogos.

 

A decisão foi divulgada hoje, por escrito, para o COI, a Russian Yachting Federation e a para cada atleta. A World Sailing aguarda a confirmação do Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).

 

Os seis atletas confirmados já estão no Rio de Janeiro se preparando para os próximos Jogos Olímpicos, mas, segundo a direção da World Sailing, ainda estão sujeitos a novos testes antidoping. Com relação aos Jogos Paraolímpicos, nenhum atleta russo havia se classificado.

 

Mais de um quarto da delegação russa está fora dos Jogos, ou seja, cerca de 100 atletas, entre eles campeões mundiais e olímpicos de vários esportes e o COI ainda espera um número final após as decisões das federações. A delegação contava com 384 atletas antes dos episódios de doping.

 

Confira a lista dos atletas confirmados:

 

Stefania Elfutina (RS:X Feminina)
Maksim Oberemko (RS:X Masculina)
Liudmila Dmitrieva (470 Feminina)
Alisa Kirilyuk (470 Feminina)
Sergey Komissarov (Laser)
Denis Gribanov (470 Masculina)