Yacht Club Paulista e Iate Clube de Santos unidos para fortalecer a vela

A vela, terceiro esporte do País em número de medalhas olímpicas, recebe apoio relevante para se tornar ainda mais forte por meio do convênio assinado nesta semana entre dois tradicionais clubes do Estado de São Paulo. Yacht Club Paulista (YCP) e Iate Clube de Santos (ICS) unem seus ideais em favor de seus associados com o objetivo de fomentar a vela tanto na Represa Guarapiranga, quanto na Baixada Santista, a partir de suas respectivas sedes.

A iniciativa do convênio firmado entre os comodoros José Francisco Agostini Roxo (YCP) e Berardino Antonio Fanganiello (ICS) vai além da possibilidade de promover intercâmbio entre os associados de ambos os clubes. Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do YCP, Carlos Frederico Hackerott, trata-se de um "acordo de cooperação" com objeto principal de desenvolver a prática da vela. "Ofereceremos clínicas para aprimorar o conhecimento dos associados do ICS em relação aos monotipos como as classes: Optimist, Laser, Snipe e HPE 25", afirma Hackerott.

As ações patrocinadas pelo YCP em parceria com o ICS preveem a inclusão de crianças, jovens, mulheres e adultos em geral nas clínicas personalizadas. Também serão agendadas no calendário náutico a partir de 2017, regatas na represa e no mar incluindo-se dez etapas anuais da Copa Paulista de Vela (ex-Copa YCP), além de campeonatos estaduais e nacionais. Por outro lado, o ICS disponibilizará aos velejadores do YCP a oportunidade de tripular barcos de oceano, com a formação de bolsa de proeiros, resgatando uma tradição da década de 70, quando a maioria da flotilha do ICS era tripulada por velejadores da Guarapiranga.

Intercâmbio no esporte e lazer - Ainda neste ano, de 14 a 17 de dezembro, o YCP e a Dick Sail (escola de vela com mais de 30 anos) realizarão o acampamento infantil de vela para crianças de 8 a 14 anos. Filhos de associados do ICS serão acolhidos de forma especial. O curso incluirá quatro dias de atividades na terra e na água em barcos das classes Optimist e Dingue, oferecendo estrutura completa em relação à segurança e primeiros socorros 24 horas. Mais de 1.000 velejadores já foram formados neste curso desde 1973, incluindo o medalhista olímpico e tetra campeão mundial de Star, Bruno Prada.

"Pretendemos ainda oferecer aos sócios-empresários do ICS, condições diferenciadas no treinamento corporativo de vela do YCP, que envolverá profissionais especializados em RH. A atividade está sendo preparada e customizada para empresas que desejem atrelar o desenvolvimento de equipes ao trabalho das tripulações", propõe o diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott. A iniciativa inédita tem lançamento programado para dezembro de 2016. O convênio entre os clube tem validade prevista até março de 2020.

Entusiasmado com o promissor projeto em favor da vela, o comodoro do YCP, José Roxo, faz questão de levar as boas vindas ao novo parceiro. "O YCP está de portas abertas aos associados do ICS. Possuímos localização privilegiada, a 25 minutos da Berrini, em meio a um oásis de natureza exuberante com estrutura de três restaurantes, oito quadras de tênis, duas piscinas e três hangares para náutica em geral, vela, motor, remo e SUP.", enfatiza Roxo.