Torben Grael é eleito vice-presidente da Federação Internacional de Vela

Fonte: Globo Esporte

Um dos maiores medalhistas olímpicos do esporte brasileiro, Torben Grael foi eleito vice-presidente da Federação Internacional de Vela, a World Sailing. Na Assembleia Geral da entidade, realizada em Barcelona, na Espanha, Torben foi anunciado neste domingo no cargo que ocupará pelos próximos quatro anos.
 
- É uma honra para mim ser escolhido para uma função tão importante no meu esporte. Espero poder contribuir da melhor forma para o desenvolvimento da vela. Temos um desafio pela frente, de fortalecer a modalidade e engajar cada vez mais praticantes e fãs. Não apenas no que se refere às classes olímpicas, mas à vela como um todo - disse.

Aos 56 anos, Torben é dono de cinco medalhas olímpicas, sendo ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, na classe Star, prata em Los Angeles-1984, na Soling, e bronze em Seul-1988 e Sydney-2000, na Star. Em 2015, tornou-se o primeiro brasileiro indicado para o Hall da Fama da World Sailing. Torben também é dono de seis títulos mundiais. 

Na vela oceânica, Torben foi o comandante do veleiro campeão da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, em 2088-2009, com o sueco Ericsson 4. Também foi 

levou o Brasil ao terceiro lugar na edição 2005-2006 com o barco Brasil 1. Na competição seguinte, em 2008-2009, foi o comandante do veleiro campeão, o sueco Ericsson 4. Para completar, é Coordenador Técnico da Equipe Brasileira de Vela.

Presente à Assembleia Geral como representante do Brasil, o presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marco Aurélio de Sá Ribeiro, acredita que Torben vai contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
 
- Não consigo imaginar um nome melhor para representar o nosso país dentro da Federação Internacional. Como velejador, o Torben conquistou tudo o que poderia, seja em classes olímpicas, não olímpicas e vela oceânica. Com toda a experiência e o conhecimento que ele tem, com certeza vai contribuir muito para o desenvolvimento do nosso esporte - disse. 
 
Com a participação de representantes de 99 países, a Assembleia Geral elegeu o novo presidente da Federação Internacional de Vela: o dinamarquês Kim Andersen vai comandar a modalidade no ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. Além de Torben Grael, a entidade terá outros seis vice-presidentes, eleitos neste domingo: Jan Dawson (Nova Zelândia), Gary Jobson (Estados Unidos), Quanhai Li (China), W Scott Perry (Uruguai), Ana Sanchez (Espanha) e Nadine Stegenwalner (Alemanha).