Conheça o projeto e colabore com a Ecobarreira do Arroio Dilúvio

Fonte: SafeWeb

A TECNOLOGIA EM PROL DO MEIO AMBIENTE

O Arroio Dilúvio, que nasce em Viamão e corta Porto Alegre, sofre muito com o acúmulo de lixo em seu percurso até o Guaíba. Apenas em 2014 foram retiradas 200 toneladas de materiais como pneus, garrafas pets, sacolas plásticas e até mesmo sofás. Não é preciso ser um especialista para saber o quanto isso é prejudicial para o meio ambiente. Foi pensando em reduzir este impacto que a Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb foi concebida.

A ideia da construção de uma barreira ecológica em Porto Alegre veio depois do vice-presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior, assistir um vídeo do YouTube de um projeto similar, em Baltimore, nos Estados Unidos, em 2014.

A Safeweb é uma empresa de tecnologia que, desde a sua fundação, tem uma preocupação com o meio ambiente e uma forte ligação com Porto Alegre e com o Rio Grande do Sul. Esses fatores, somados com a criatividade e a vontade de colaborar com o crescimento sustentável da cidade em que está sediada, fizeram com que a Ecobarreira saísse do papel.

Com a colaboração do professor Gino Gehling, engenheiro ambiental responsável pelo funcionamento da barreira, a ideia foi levada à prefeitura de Porto Alegre, que aprovou o projeto juntamente com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

Assim, a Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb começou a ser construída no dia 26 de janeiro de 2016 e iniciou a operar em 28 de março do mesmo ano — sem nenhum gasto para os cofres públicos. A Safeweb pagou, sozinha, o custo para implementação da Ecobarreira, de R$ 250 mil. A empresa também é responsável por arcar com R$ 25 mil todos os meses, referentes à manutenção.

 

Mas como funciona a Ecobarreira?

A obra consiste em uma barreira ecológica composta por ilhas flutuantes, que ajudam na limpeza da água, e uma espécie de grade, que irá conter resíduos sólidos até 20 centímetros de profundidade. Depois de coletado, o lixo é recolhido pelo DMLU, que faz o descarte do mesmo no aterro sanitário, como todo esses resíduos recolhidos são poluídos, não podem ser reciclados.

Após sete meses operando, a Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb já ultrapassou a marca de 100 toneladas de lixo flutuante recolhido. A média é de cerca de 350 quilos recolhidos semanalmente pela barreira. Devido aos resultados, a iniciativa recebeu alguns prêmios como o de Boas Ideias em Sustentabilidade da Virada Sustentável, o prêmio SINEPE/RS 2016 na categoria Responsabilidade Social e Destaque Ideias para Cidade na categoria Inovação da Unisinos.

Apesar do reconhecimento, a Safeweb entende que o ideal é que a Ecobarreira deixe de existir um dia. Porém, isso só será possível com a conscientização e colaboração da população — a quem mais prejudica a atual situação do Arroio Dilúvio.

Assim, com o intuito de alertar e engajar a população para esta causa, e tentar amenizar o impacto ambiental causado por todo esse volume de lixo o retirado. Criamos um financiamento coletivo através do site de crowdfunding Kickante com o objetivo de arrecadar 300 mil reais para adquirir um triturador para a Ecobarreira, com esse ele vai ser possível diminuir o volume que esse lixo descartado ocupa no aterro sanitário.

COLABORE COM A ECOBARREIRA!  www.kickante.com.br/ecobarreira

Siga o projeto no Facebook!