Martin Lowy continua na liderança do Campeonato Brasileiro de Laser Radial

Ventos firmaram no fim da tarde e comissão realizou três regatas na raia da Represa de Guarapiranga

Por Peccicom Comunicação

Parecia que os velejadores da Laser Radial que correm o 43º Campeonato Brasileiro de Laser enfrentariam um dia de calmaria com regatas de vento fraco, mas o fim da tarde reservou uma boa supresa e os ventos finalmente sopraram na represa de Guarapiranga, na capital paulista, variando de 8 a 12 nós. O dia demorou para começar e os velejadores só foram para a água depois das 14 horas com o vento ainda fraco, mas em condições de regata. João Emilio Vasconcellos venceu a primeira disputa e terminou o dia na terceira colocação. Já a segunda regata, com um pouco mais de vento, a francesa Marie Bolou sobrou na raia e venceu com ampla vantagem.

A terceira regata foi vencida por Martin Lowy que, agora, fincou o pé na liderança com 11 pontos perdidos, 12  a menos que o Antonio Rosa, segundo colocado , do Clube dos Jangadeiros. "Conhecer a raia foi essencial para velejar nos ventos fracos de hoje. Acertar os bordos, também foi importante. Acho que daria para arriscar mais, porém os adversários são muito bons e meu foco é defender o título", comentou Martin Lowy, atleta do Yacht Clube Santo Amaro, sede do evento.

Já entre as mulheres, a melhor do dia foi Gabriella Kidd, do Iate Clube do Rio de Janeiro. Ela tirou um sexto lugar na última regata e, com isso, arrebatou a liderança da categoria feminina. "Este campeonato está sendo imprevísivel e muito dificil, estou apredendo a ficar mais calma e concentrada. Entendi que não posso velejar muito pelo meio da raia, é necessário escolher um lado. Com vento mais fraco o nível entre os velejadores é muito parecido, por isso estou danto o máximo no vento mais forte para ganhar vantagem, mas o crucial mesmo é largar bem", conta a veleajdora de apenas 19 anos.   

Confira os 10 primeiro colocados após 6 regatas:

1. Martin Lowy, 11 pontos perdidos

2. Antonio Rosa, 23 pp

3. João Emilio Vasconcellos, 24 pp

4. Stephan Kunath, 47 pp

5. Antonio Carlos Lopes, 51 pp

6. Iago Whately, 57 pp

7. Gabriella Kidd, 57 pp

8. José Hackerott, 60 pp

9. Gustavo Abduklech, 62pp

10. Carlos Eduardo Wanderley, 63 pp 

O 43º Campeonato Brasileiro de Laser continua neste sábado, dia 14, com mais duas regatas programadas para o dia. A largada da primeira regata será às 13h. 

Entenda a classe 

A classe Laser é dividida em três, Radial, 4.7 e Standard, com mesmo casco, o que muda é o tamanho das velas. A Radial usa vela de 5.76 m² e para os velejadores participarem de uma competição oficial precisam pesar até 65 quilos. Apesar de ser o barco olímpico oficial para as mulheres da classe Laser, o barco admite tanto homens como mulheres nas demais competições. 

O 43º Campeonato Brasileiro da Classe Laser é organizado pelo Yacht Club Santo Amaro e pela Classe Laser SP, tem a chancela da CBVela e da Fevesp e conta com o apoio da Vcat, Notícias Náuticas e Sailstation.  

Programação do 43º Brasileiro de Laser:  

Laser Radial:  

09/01 e 10/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição.  

11/01 a 15/01 – REGATAS  

Laser Standard e 4.7:  

16/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição.  

17/01 a 21/01 – REGATAS  

Site oficial: http://laser2017.sailstation.com/  

Fanpage oficial: https://www.facebook.com/BrasileiroDeLaser