Martin Lowy é bicampeão brasileiro de Laser Radial com duas regatas de antecipação

Por peccicom comunicação

Perfeição. Assim foi o dia do paulista Martin Lowy no 43º Campeonato Brasileiro de Laser que está sendo disputado no Yacht Clube Santo Amaro, na represa de Guarapiranga, zona sul da capital paulista. O velejador, que é atleta do clube, venceu as duas regatas do dia e não precisará velejar neste domingo para confirmar o segundo título seguido na classe. 

"Fazia tempo que não tinha um dia tão bom quanto este. Tentei fazer as coisas direitinho, como largar bem e tentar acertar as primeiras rajadas. A sensação de ganhar um Brasileiro em casa é indescritível. Já velejei muito aqui na represa e é muito bom finalizar o camépnato com este resultado, ainda mais com tanta gente boa prestigiando a competição", disse Martin. 

O dia foi marcado por muita espera. A previsão do tempo indicava vento muito fraco, insuficiente para a realização das regatas, porém às 16 horas a Comissão de Regatas baixou a bandeira Recon, que sinaliza o retardamento da competição, e uma hora mais tarde deu a largada da primeira regata do dia, com vento entre 10 e 14 nós. A segunda regata começou às 18h30 com vento um pouco mais fraco.

Na primeira prova, Martin e João Vasconcellos travaram um duelo particular, com intensa troca de bordos até a última perna da regata. Já na segunda, o paulista provou que as inúmeras horas que passou treinando por aqui valeu a pena e liderou com folga de ponta a ponta.

"Fiz muita força na primeira regata. A disputa com o João foi muito boa e ganhei por apenas um barco de diferença. Já na segunda consegui acertar a largada na boia, peguei a primeira rajada e aí foi só administrar", completou Martin.

A carioca Gabriella Kidd segue na liderança entre as meninas, com 31 pontos de vantagem sobre Odile Ginaid, segunda colocada. Ela ocupa a sexta colocação geral.

Neste domingo estão programadas as duas últimas regatas do Brasileiro, seguidas da premiação. A previsão do tempo, no entanto indica ventos fracos novamente. 

Confira os 10 primeiro colocados após 8 regatas:

1. Martin Lowy, 9 pontos perdidos

2. João Emilio Vasconcellos, 26 pp

3. Antonio Rosa, 29 pp

4. Andrei Godoy, 48 pp

5. Stephan Kunath, 49 pp

6. Gabriella Kidd, 52 pp

7, Iago Whately, 53 pp

8. José Hackerott, 56 pp

9. Antonio Carlos Lopes, 57pp

10. Carlos Eduardo Wanderley, 62 pp 

Entenda a classe 

A classe Laser é dividida em três, Radial, 4.7 e Standard, com mesmo casco, o que muda é o tamanho das velas. A Radial usa vela de 5.76 m² e para os velejadores participarem de uma competição oficial precisam pesar até 65 quilos. Apesar de ser o barco olímpico oficial para as mulheres da classe Laser, o barco admite tanto homens como mulheres nas demais competições. 

O 43º Campeonato Brasileiro da Classe Laser é organizado pelo Yacht Club Santo Amaro e pela Classe Laser SP, tem a chancela da CBVela e da Fevesp e conta com o apoio da Vcat, Notícias Náuticas e Sailstation.  

Programação do 43º Brasileiro de Laser:  

Laser Radial:  

09/01 e 10/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição.  

11/01 a 15/01 – REGATAS  

Laser Standard e 4.7:  

16/01 - Confirmação de inscrição / credenciamento / medição.  

17/01 a 21/01 – REGATAS  

Site oficial: http://laser2017.sailstation.com/  

Fanpage oficial: https://www.facebook.com/BrasileiroDeLaser