Caiçara é campeão da classe C30 na Semana de Vela de Ilhabela

AJP Assessoria

Barco de Ilhabela manteve a regularidade durante toda a competição; Katana Portobello e Caballo Loco também chegaram ao pódio

Ilhabela (SP) – A conquista do Caiçara em Ilhabela é exemplo do mérito adquirido por meio do esforço. A tripulação que mais treinou no último ano chegou ao degrau mais alto do pódio no principal evento de oceano do continente, a Semana de Vela de Ilhabela, encerrada neste sábado (15). Foram quatro vitórias em dez regatas, além da regularidade de ter como pior resultado no campeonato, o terceiro lugar.

Sempre equilibrada, a classe C30 proporcionou momentos de emoção, com regatas que exigiram máxima habilidade das tripulações, tanto no percurso dos dois primeiros dias com vento sul, quanto nas provas finais com o tradicional vento leste soprando entre 8 e 15 nós, intensidade considerada ideal. O Caiçara do comandante Marcos de Oliveira Cesar, superou o representante catarinense Katana Portobello, vice-campeão, e o Caballo Loco, de Ubatuba, terceiro colocado.

“Vínhamos buscando esse título há três anos. Fizemos o possível em relação a treinos e investimento, mas o fator principal foi a dedicação da equipe, que resultou na vitória”, considerou Marcos Cesar. “Neste ano as regatas foram muito mais brigadas, adrenalina o tempo todo com várias disputas barco contra barco”, acrescentou o comandante campeão.

A competitividade e a união da classe C30, mais uma vez foram constatadas na raia com cada barco brigando pela vitória dentro do respeito recomendado pelo fair play. “Com a experiência das tripulações e a igualdade entre os barcos, quem monta a primeira boia na frente acaba vencendo a regata, Caballo, Katana e Caiçara estiveram sempre próximos e o +Realizado evoluiu muito, o que fortalece a classe”, disse o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

Campeão brasileiro – O Katana Portobello levou para Florianópolis o título de Campeão Brasileiro de C30, competição disputada paralelamente à Semana de Vela até sexta-feira (14). O Katana já havia vencido a primeira etapa do Brasileiro em fevereiro, em Santa Catarina e consolidou a conquista em Ilhabela. Caballo Loco ficou com o vice-campeonato e o Caiçara conquistou as medalhas de bronze.

O comandante catarinense, Cesar Gomes Neto, dedicou a vitória ao tripulante acidentado no penúltimo dia da competição. “Thiago Fett teve um papel fundamental, não apenas nas funções a bordo, mas também para incentivar a tripulação. Ele fez falta nas regatas decisivas. Ficamos chateados, mas isso não serve como desculpa. Os barcos estão excepcionais e o Caiçara velejou muito bem”, elogiou Gomes. O tripulante Fett quebrou o dedo no impacto provocado por uma das manobras e desfalcou a equipe no última dia da Semana de Vela de Ilhabela.    

Classificação da C30 após dez regatas (um descarte)

1 – Caiçara (Marcos Cesar): 1+(3)+1+1+3+2+2+2+1+2 = 15 pontos perdidos

2 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 4+1+4+2+2+1+1+(7)+2+3 = 20 pp

3 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+2+2+4+1+4+(6)+1+3+1 = 21 pp

4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 2+(4)+3+3+4+3+3+3+4+4 = 29 pp

5 – Kaikias C-Tank (Rafael Pariz): 6+5+5+5+5+5+4+4+5+(7) = 46 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz): 5+(6)+6+6+6+6+5+5+(7)+7 = 50 pp