Tel: +55 (51) 3265-1717

Marinha do Brasil divulga balanço nacional da campanha “Travessia Segura”

Entre os dias 15 e 31 de janeiro, a Marinha do Brasil (MB) realizou a campanha nacional “Travessia Segura”, uma iniciativa que ocorreu dentro da Operação Verão 2017/2018 e teve como foco as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado neste período do ano. A ação destinou-se a conscientizar os condutores e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação. Ao longo da campanha, a MB inspecionou, nos seus nove Distritos Navais, um total de 7.323 embarcações, das quais 601 sofreram autos de infração.
O descumprimento de regras como a ausência de documentos obrigatórios da embarcação, da tripulação e dos condutores esteve entre as infrações mais comuns constatadas durantes as inspeções. Os Agentes da MB também realizaram visitas nos principais terminais de embarque e desembarque de passageiros do País, onde foram observadas, em sua maioria, deficiências relacionadas aos aspectos estruturais das instalações.
Dados da DPC apontam que existem hoje 53.700 embarcações de transporte de passageiros que realizam travessias e turismo náutico em todo território nacional. Apenas no ano passando, cerca de 1.800 novas embarcações dessa categoria foram inscritas nas 63 Capitanias, Delegacias e Agências das Capitanias dos Portos. Esse número fez com que a Marinha do Brasil idealizasse a campanha “Travessia Segura”, em uma ação conjunta com a sociedade, aquaviários e proprietários de embarcação, especialmente para conscientizar a população de que a segurança em nossos mares, rios e lagos é uma responsabilidade de todos.