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Fonte: SafeWeb

A TECNOLOGIA EM PROL DO MEIO AMBIENTE

O Arroio Dilúvio, que nasce em Viamão e corta Porto Alegre, sofre muito com o acúmulo de lixo em seu percurso até o Guaíba. Apenas em 2014 foram retiradas 200 toneladas de materiais como pneus, garrafas pets, sacolas plásticas e até mesmo sofás. Não é preciso ser um especialista para saber o quanto isso é prejudicial para o meio ambiente. Foi pensando em reduzir este impacto que a Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb foi concebida.

A ideia da construção de uma barreira ecológica em Porto Alegre veio depois do vice-presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior, assistir um vídeo do YouTube de um projeto similar, em Baltimore, nos Estados Unidos, em 2014.

A Safeweb é uma empresa de tecnologia que, desde a sua fundação, tem uma preocupação com o meio ambiente e uma forte ligação com Porto Alegre e com o Rio Grande do Sul. Esses fatores, somados com a criatividade e a vontade de colaborar com o crescimento sustentável da cidade em que está sediada, fizeram com que a Ecobarreira saísse do papel.

Com a colaboração do professor Gino Gehling, engenheiro ambiental responsável pelo funcionamento da barreira, a ideia foi levada à prefeitura de Porto Alegre, que aprovou o projeto juntamente com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

Assim, a Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb começou a ser construída no dia 26 de janeiro de 2016 e iniciou a operar em 28 de março do mesmo ano — sem nenhum gasto para os cofres públicos. A Safeweb pagou, sozinha, o custo para implementação da Ecobarreira, de R$ 250 mil. A empresa também é responsável por arcar com R$ 25 mil todos os meses, referentes à manutenção.

 

Mas como funciona a Ecobarreira?

A obra consiste em uma barreira ecológica composta por ilhas flutuantes, que ajudam na limpeza da água, e uma espécie de grade, que irá conter resíduos sólidos até 20 centímetros de profundidade. Depois de coletado, o lixo é recolhido pelo DMLU, que faz o descarte do mesmo no aterro sanitário, como todo esses resíduos recolhidos são poluídos, não podem ser reciclados.

Após sete meses operando, a Ecobarreira Arroio Dilúvio Safeweb já ultrapassou a marca de 100 toneladas de lixo flutuante recolhido. A média é de cerca de 350 quilos recolhidos semanalmente pela barreira. Devido aos resultados, a iniciativa recebeu alguns prêmios como o de Boas Ideias em Sustentabilidade da Virada Sustentável, o prêmio SINEPE/RS 2016 na categoria Responsabilidade Social e Destaque Ideias para Cidade na categoria Inovação da Unisinos.

Apesar do reconhecimento, a Safeweb entende que o ideal é que a Ecobarreira deixe de existir um dia. Porém, isso só será possível com a conscientização e colaboração da população — a quem mais prejudica a atual situação do Arroio Dilúvio.

Assim, com o intuito de alertar e engajar a população para esta causa, e tentar amenizar o impacto ambiental causado por todo esse volume de lixo o retirado. Criamos um financiamento coletivo através do site de crowdfunding Kickante com o objetivo de arrecadar 300 mil reais para adquirir um triturador para a Ecobarreira, com esse ele vai ser possível diminuir o volume que esse lixo descartado ocupa no aterro sanitário.

COLABORE COM A ECOBARREIRA!  www.kickante.com.br/ecobarreira

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Fonte: PalavraCom

 

 

Anunciada ao público durante o último São Paulo Boat Show, no início de outubro, o novo barco da Schaefer Yachts – Schaefer 510 – teve seus primeiros testes na última segunda-feira (26.12), ocasião na qual passou com louvor em todas as avaliações. “Tivemos ótima resposta do barco, que atingiu velocidade máxima de 32 nós com dois motores IPS 600”, afirma Márcio Schaefer, presidente do estaleiro.

 

A Schaefer 510 chega para completar a gama das lanchas do estaleiro na faixa entre 50 e 60 pés. A primeira unidade será entregue nos próximos dias a um cliente que considerou ideais as soluções e inovações do produto - único neste perfil, principalmente pelo aproveitamento de espaço e navegabilidade.

 

Com acabamento de alto padrão, seu design acompanha a modernidade comum aos barcos da Schaefer Yachts, com destaque para a suíte a meia-nau, clássico recurso da empresa. Neste barco os clientes têm três opções de layout, incluindo a possibilidade de três suítes. “Sentimos que há uma fatia do mercado das 50 pés que carece de variedade e opções. Este modelo vem suprir isso, com a vantagem de possuir diferenciais encontrados apenas em embarcações de maior porte”, explica Márcio Schaefer, presidente e designer do estaleiro.

 

Características técnicas

Comprimento total (com plataforma): 15,46 m

Boca máxima: 4,32 m

Calado: 1,18 m

Motorização: 2 x IPS 600 ou 2 x IPS 700

Capacidade de água doce: 600 l

Capacidade de combustível: 1.600 l

Deslocamento leve aprox.: 17,5 ton

Designer: Marcio Schaefer

 

Velejada Natalina 2016 da Flotilha Gaúcha de Hobie Cat ocorreu no último sábado, 24/15 e como já é de praxe coloriu e levou felicidade e presentes a crianças carentes na Praia da Alegria em Guaíba. A flotilha reuniu os presentes e saiu do Clube dos Jangadeiros. A ação contou com a presença do vice-comodoro de Patrimônio do Veleiros do Sul André Huyer.

 

Fonte: CBVela

O futuro da vela brasileira começa a sair do papel e entrar na água. Com 14 jovens velejadores, a delegação do país disputa o Mundial da Juventude, em Auckland, na Nova Zelândia, em competição marcada para o período de 14 a 20 de dezembro, nas classes RS:X (masc. e fem.), 420 (masc. e fem.), Laser Radial (masc. e fem.), 29er (masc. e fem.) e Nacra 15 (aberta para duplas masculinas, femininas ou mistas). As primeiras regatas estão previstas para o próximo dia 16 — por causa do fuso horário, no horário de Brasília a competição começa na madrugada de quinta para sexta-feira.

“Vamos para o campeonato com uma equipe cheia de gás. A vela é um esporte de carreira longa para o atleta. Então, nosso foco principal, mais do que o resultado em si, é dar a esses velejadores experiência com barcos que servem de base para as classes olímpicas, num ambiente de competição internacional de alto nível”, diz Alexandre Saldanha, o Spanto, que chefiará a delegação brasileira e foi técnico de Robert Scheidt nos Jogos Rio 2016.

O Brasil estará representado em todas as classes, com oito velejadores e seis velejadoras. No Mundial da Juventude de 2015, o país conquistou duas medalhas: prata, com Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz (420 masculino); e bronze com Brenno Francioli (RS:X masculino). A vela brasileira tem um histórico de sucesso no Mundial da Juventude, incluindo os ouros de Robert Scheidt (1991), Martine Grael e Kahena Kunze (2009), atletas que depois se tornariam medalhistas em Jogos Olímpicos.

 

Os velejadores do Brasil no Mundial da Juventude 2016

Nome

Idade

Classe

Lucas Cazale Bonioli Cardoso

16

29er

Lucas Bethlem Mirow

17

29er

Gustavo Luis Ribeiro Abdulklech

17

420

Pietro Motta Geronimi

17

420

Natascha dos Santos Böddener

18

Laser Radial

Daniel Rocha Pereira

17

RSX

Carlos Eduardo Lins Monteiro Lopes

15

Nacra

Rafael Melo Rizzato

17

Nacra

Joao Emilio Mendes de Vasconcellos

16

Laser Radial

Helena Van Swaay De Marchi

17

29er

Nicole Schiavo Buuck

16

29er

Olivia Belda

16

420

Marina Mariutti Carioba Arndt

15

420

Larissa Ricci Schenker

16

RSX

 

 

MEDALHAS DO BRASIL NO MUNDIAL DA JUVENTUDE

 

MUNDIAL

VELEJADOR

CLASSE

MEDALHA

Largs, na Escócia (1991)

Robert Scheidt

Laser

OURO

Marathon, na Grécia (1994)

Rodrigo Amado e Leonardo Santos

Laser II

PRATA

Fukuoka, no Japão (1997)

Ricardo Winicki

Mistral

OURO

Cidade do Cabo, na África do Sul (1998)

André Cahú e Victor Luiz de Azevedo

Hobie Cat 16

BRONZE

Ricardo Winicki

Mistral

OURO

Busan, na Coreia do Sul (2005)

Mariana Basílio e Gabriela Biekarck

420 feminina

BRONZE

Weymouth, na Inglaterra (2006)

Bruno Frey e Ricieri Marchi

Hobie Cat 16

PRATA

Marcos Adler e Bruno Faria

420 masculina

BRONZE

Arhus, na Dinamarca (2008)

Patricia Freitas

RS:X feminina

BRONZE

Búzios, no Brasil (2009)

Martine Grael e Kahena Kunze

420 feminina

OURO

Renato Amaral

RS:X masculina

BRONZE

Zadar, na Croácia (2011)

Martin Lowy e Kim Vidal de Andrade

Sirena SL 16

OURO

Dun Laoghaire, na Irlanda (2012)

Menandro Lobão e Kim Vidal de Andrade

Sirena SL 16

BRONZE

Limassol, no Chipre (2013)

Tiago Brito e Andrei Kneipp

420 masculina

OURO

Tavira, em Portugal (2014)

Kim Vidal de Andrade e Antonio Carlos Lopes Neto

Sirena SL 16

BRONZE

Langkawi, na Malásia (2015)

Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz

420 masculina

PRATA

Brenno Francioli

RS:X masculina

BRONZE

 

TOTAL: 6 OUROS / 3 PRATAS / 8 BRONZES = 17

 

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.