Tel: +55 (51) 3265-1717

Semana de Vela da UFRGS oficializa convênio entre Veleiros do Sul e a Universidade

Na noite desta quinta-feira (31), foi assinado o convênio entre o Veleiros do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu durante a Semana da Vela na UFRGS, organizado pela Faculdade de Educação Física (ESEFID) e pela Escola de Vela Minuano, no qual estiveram expostos barcos e equipamentos que despertaram a curiosidade de vários estudantes. Além disso, também foi feito um seminário com o tema "Desafios e Oportunidades da Vela no RS".

 

Assinatura do convênio Veleiros do Sul e UFRGS

Confira as imagens do evento

 

Estiveram presentes para a assinatura do tratado o comodoro do VDS, Cícero Hartmann, o coordenador e o coordenador adjunto do Núcleo de Esportes de Aventura da UFRGS, professores Alcides Costa e Alberto Reinaldo Reppold Filho, o diretor da ESEFID, Ricardo Petersen, e a primeira professora a lecionar no projeto, Luciana Scarrone. O projeto foi iniciado há quase 18 anos mas só foi oficializado agora. O objetivo da parceria é capacitar e trazer mais profissionais da área e desenvolver a modalidade do esporte vela. Alberto Reppold falou que o estímulo inicial foi acompanhar os esportes que não ganhavam tanta visibilidade, mas que necessitavam do conhecimento da educação física. O comodoro Cícero finalizou a cerimônia agradecendo o reconhecimento: "Esse momento é muito importante porque mostra que as pessoas e o tempo passam mas o propósito segue o mesmo".

Após a oficialização, aconteceu o seminário com debates sobre assuntos relacionados ao mundo náutico. O primeiro palestrante foi o professor Ângelo Menegassi Neto falando sobre o tema "Funcionamento de uma escola de vela". O professor introduziu contando a história da vela, os tipos de barcos e os diferenciais que um instrutor deve ter. Em seguida, a velejadora Ana Barbachan discursou sobre "O crescimento da mulher na vela", compartilhando sua trajetória, a história das mulheres nas Olimpíadas e a evolução no meio para as mulheres. Finalizando o evento, o juiz de regata Nelson Ilha explicou como é o funcionamento de uma regata, as regras básicas internacionais e as características dos oficiais de regata.