Tel: +55 (51) 3265-1717

Thiago Ribas representa o VDS no Norte-americano de Optimist

tiagoembarcacapa

No próximo dia 23, Thiago Ribas Spletstösser, embarca para o Canadá onde representará o Veleiros do Sul no Campeonato Norte-americano de Optimist. Com 12 anos, o jovem velejador parte em busca de uma boa classificação entre os 204 participantes de 22 países que participam da competição.


Thiago sabe bem o desafio que o espera. Essa é segunda vez que ele compete em um norte-americano (participou na edição do ano passado, na República Dominicana) e comenta que teve preferência por disputá-la (preterindo o Europeu de Optimist) por ter adversários de grande nível na raia.

“Eu estou buscando experiência. Quem tá no mundial vai correr lá, os melhores do mundo no Optimist fazem dessa competição um treino, então eu escolhi o norte-americano porque quero aprender mais com esses adversários”, afirma.


tiagoembarca
Thiago Ribas com a bandeira da EVM no norte-americano de 2009

Para estar presente no campeonato, foi preciso muito empenho e disciplina de Thiago. Ele tem treinado três horas por dia, quatro vezes por semana. A vaga para o norte-americano veio após ele ter passado pelo Campeonato Brasileiro da Classe Optimist (disputado na Bahia) e pela seletiva no Sul Brasileiro de Optimist (disputado em SC). Garantiu um bom posicionamento no ranking e agora embarca para este que é considerado o segundo maior campeonato de Optimist do mundo.

“Como lá é verão, as condições nem me preocupam muito, devem ser parecidas com as nossas, mas como a água do lago é de degelo, acho que vai ser mais fria”, diz Thiago, demonstrando que até já estudou a geografia do local.

O Campeonato Norte-americano de Optimist inicia no 26 de junho e este ano será realizado em Kingston, no Lago Ontário. Ao todo o Brasil concorre com 12 participantes. Carla Spletstösser e Eduardo Ribas, vice comodoro esportivo do VDS, — pais de Thiago — acompanham a equipe como countries e Renata Grael vai como team leader. Dois técnicos também integram a comitiva. Que bons ventos acompanhem o nosso velejador!