Tel: +55 (51) 3265-1717

EVM participa da Limpeza da Ilha das Pedras Brancas

ilhaacapa

09/06/2010

Na semana do Meio Ambiente, a Escola de Vela Minuano do Veleiros do Sul participa do Mutirão de Limpeza da Ilha das Pedras Brancas (Ilha do Presídio). A atividade foi realizada por alunos da escola que, observados pelos professores Marcos Heintz e Geison Mendes, realizaram coleta do lixo reciclável acumulado em toda a extensão da ilha. Amanhã (10) , os sacos de lixo recolhidos serão entregues às autoridades em solenidade na Prainha do Gasômetro em evento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), das 14h às 15h.

  

ilhaa1

 

ilhaa2

 

 

Esse lixo geralmente é descartado pelos moradores da Região Metropolitana nas águas dos rios ou em arroios, e chega até a ilha e às nossas orlas trazido pela correnteza. Além de poluir a água e sujar a orla, este lixo também ameaça a fauna da região.

ilhaa3

ilhaa4

 

Recentemente foi constatado que gatos estavam sendo abandonados no local. A situação sensibilizou um associado do VDS que foi até a ilha, resgatou três animais, tratou e os encaminhou para adoção.

 

Em abril a ilha das Pedras Brancas teve a sua concessão ao município de Guaíba, dada em 2005 e válida por cinco anos, renovada por mais 25 anos. O Governo do Estado tem como objetivo transformar a área em um polo de educação ambiental, histórico e cultural e também estruturá-lo como atração turística. Mas até este momento o que se presencia no local é abandono.

ilhaa5

ilhaa6