Tel: +55 (51) 3265-1717

Brasileiro de Match Race: Divisão Júnior é a primeira a entrar na raia

16/12/09

O Campeonato Brasileiro de Match Race começa nesta quinta-feira (17) no Veleiros do Sul, em Porto Alegre , com a participação de equipes de Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. O primeiro dia da competição de barco contra barco está reservado somente para as regatas da divisão Júnior, que conta com três tripulações comandadas por Henrique Silva Dias, Alan Benkler Willy e Geison Mendes. Nesta categoria a idade limite dos velejadores é de 21 anos. As 9h30min será feita e reunião de timoneiros e às 10h30min começam os matches.

A divisão Feminina terá somente treinos e apenas na sexta-feira iniciará os confrontos entre as mulheres. E a divisão Open será no fim de semana. O encerramento está previsto para o domingo, mas se houver necessidade o campeonato se estenderá até a segunda-feira.

O Brasileiro de Match Race está classificado como competição de Grau 3 pela Federação Internacional de Vela (ISAF). As vagas foram preenchidas pela classificação no ranking da ISAF, dos timoneiros (de outubro de 2009), e dois convidados dos organizadores do evento. Os barcos utilizados no Brasileiro serão da classe J-24 para quatro tripulantes, nas divisões Open e Divisão Júnior, e Ranger 22 para três tripulantes na divisão Feminina. O formato do Campeonato será na primeira fase disputado em duas chaves e um round robin em cada chave, depois semifinal e final.

Seminário – Junto com o Brasileiro de match race será realizado um seminário para árbitros de vela nacionais. Será ministrado pelos instrutores Ricardo Lobato, do Brasil, que pertence ao quadro de árbitros internacionais e do Sub-Comitê da ISAF, e por Marianne Middelthon, da Noruega, que é juíza e umpire da ISAF e da America’s Cup. O match race foi transformado em modalidade olímpica feminina e fará parte dos Jogos de Londres em 2012.

Lista de Comandantes

Divisão Open

Marco Grael (RJ)

Ricardo Lobato (RJ)

Nelson Ilha (RS)

Cícero Hartmann (RS)

Samuel Albrecht (RS)

Henrique Dias (RS)

Felipe Echenique (SP)

Divisão Feminina

Juliana Senfft (RJ)

Rossana Ramos (DF)

Juliana Mota (RJ)

Martha Rocha (RS)

Raquel Aimone (DF)

Renata Decnop (RJ)

Anelize Caminha (RS)

Divisão Junior

Henrique Dias (RS)

Alan Benkler Willy (RS)

Geison Mendes (RS)