Tel: +55 (51) 3265-1717

Núcleo de Alto Rendimento: Equipes treinam match race

02/12/09

Treinamentos de match race entre equipes masculinas e femininas estão sendo realizados durante a semana nos finais de tarde no Clube. Os próprios velejadores tomam a iniciativa de montar as chaves e as tripulações para as regatas, sob a coordenação da técnica de vela jovem da CBVM, Martha Rocha.

nucleo6

Na última semana de novembro foi disputado um torneio de match race de grau 5. Não valia título, mas os velejadores aproveitaram para exercitarem muitas táticas desta disputa de barco contra barco. Eles também se revezavam na arbitragem das regatas.

Os treinos fazem parte do programa do Núcleo de Vela de Alto Rendimento que atualmente funciona no Veleiros do Sul. E por isso conta com a presença de velejadores de outros clubes, entre os quais Fernanda Oliveira (RS) e Marco Grael(RJ). Com a aproximação do Campeonato Brasileiro de Match Race, que será realizado no VDS de 17 a 21 deste mês, o interesse pelos treinos também tem aumentado a participação das equipes.

nucleo2

Núcleo de Vela

O Veleiros do Sul foi aprovado pela Confederação Brasileira de Vela e Motor como Núcleo de Vela de Alto Rendimento. Isso significa que o Clube faz parte das sedes de treinamentos de velejadores da Equipe Permanente de Vela Olímpica da CBVM, e das tripulações Pan-americanas e de Vela Jovem.

O credenciamento do VDS como Núcleo de Vela de Alto Rendimento foi motivado, conforme a CBVM, pela excelente capacidade do Clube na formação de velejadores e na realização de eventos nacionais e internacionais. A Grande Final da Nations Cup 2009, que aconteceu em março deste ano, mostrou o nível profissional de organização para grandes eventos náuticos.

As vantagens de ser um Núcleo de Vela da CBVM são várias, como contar com apoio no empréstimo de barcos e materiais, receber clínicas de treinamentos com velejadores olímpicos e técnicos. Atualmente o Clube tem um barco da classe J-24 cedido pela Confederação para os treinos das equipes femininas de match race, orientadas pela técnica de Vela Jovem, Martha Rocha.

O Núcleo de Vela do VDS é voltado para as principais classes da vela e em especial para o match race feminino e já conta com um grupo formado por nove velejadoras gaúchas com idade entre 14 e 40 anos. Fernanda Oliveira, medalha de bronze na classe 470 em Pequim, é uma das integrantes do Núcleo de Vela na modalidade de match race. A treinadora da CBVM ressalta que “velejadoras de qualquer clube que tenham o mínimo conhecimento em regatas podem integrar a equipe”. O foco neste primeiro momento é a formação de um conjunto forte para competir em regatas e ganhar experiência. Dentre os objetivos, está a participação no campeonato brasileiro, em dezembro, e a seletiva da equipe olímpica de vela em Brasília.