Tel: +55 (51) 3265-1717

Circuito Conesul:Troféu Seival, Regata Farroupilha e Velejaço largaram nesta manhã de sábado do cais Mauá

As regatas de percurso longo do 25º Circuito Conesul de Vela de Oceano largaram nesta manhã nesta manhã de sábado. Foi um evento de clima festivo e cívico, com hasteamento de bandeiras e acompanhado pelo público no Portão Central do Caís Mauá em Porto Alegre. 

Os 47 barcos ficaram velejando pela na área portuária até o momento da largada conjunta do 46° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 70 milhas e a 27ª Regata Farroupilha para as classes BRA-RGS, cerca de 50 milhas, e Microtoner 19, de percurso menor. Cerca de cinco minutos depois largou o 19º Velejaço Farroupilha (barcos de cruzeiro).

Os barcos largaram às 11h40min com uma brisa sul de intensidade  fraca numa linda manhã de sol e foram bordejando em direção sul impulsionados também pela forte correnteza. Logo se espalharam por toda área do Guaíba e proporcionaram um belo espetáculo visual no rio. Após cruzarem pela Ponta da Cadeia a brisa praticamente sumiu e os barcos velejaram muito lentamente, os primeiros da flotilha levaram mais de duas horas para montarem a boia em frente ao Clube.

O Troféu Seival é realizado há 46 anos ininterruptos pelo Veleiros do Sul e o seu percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos, até o farolete da ilha do Barba Negra e retorna até a linha de chegada para todas as classes, montada próxima a ilha do Presídio, num total de 70 milhas de distância.

Já a Regata Farroupilha, de 50 milhas, vai até a entrada da Lagoa dos Patos e retorna. A previsão de chegada para o Seival é na madrugada de domingo. O  25º Circuito Conesul termina no feriado de terça-feira (20) e conta com o apoio do Delta Yachts e Equinautic.