Tel: +55 (51) 3265-1717

Festival de Optimist uniu no VDS regata e recreação no domingo.

Uma boa mistura de festa com competição, assim foi o V Festival de Optimist neste domingo (23) à tarde no Veleiros do Sul. A preparação com a montagem dos barcos iniciou ainda pela manhã e logo à tarde optimistas, crianças em geral e pais tomaram conta do pátio do Clube. Ao todo foram 65 barcos e quase o dobro de participantes porque a maioria velejou em dupla e até de trio.

No Festival a regra oficial da classe de idade limite de 15 anos nunca contou. E isso é um dos fatores do seu espírito divertido, ver adultos e crianças velejando no mesmo barquinho em meio aos timoneiros da geração atual da Optimist. O evento começou na área do Hangar 1 às 14 horas com a reunião dos participantes e Comissão Organizadora para a explicação de como seria a regata. Logo após todos seguiram até a rampa central para saírem com os barcos até a água.


Acesse o álbum de fotos via Mobil aqui

A raia foi montada em frente ao VDS na baía do Cristal. Teve duas pernas e montagem das boias de contravento próximas ao píer do antigo estaleiro e chegada próximo ao farol do Clube. O primeiro a cruzar a linha foi Leonardo Caminha da flotilha Minuano. O vento foi de intensidade fraca à média e de direção sul.

Na raia havia muitas duplas formadas por amigos, irmãos, pais e filhos. Para alguns foi o momento de voltar infância dos tempos do Optimist, para outros a experiência inusitada ou simplesmente pelo gosto de velejar. Ao término da regata os velejadores foram recepcionados por dois super-heróis: Homem de Ferro e Capitão América, encarregados de distribuírem as medalhas de participação. No final houve a premiação do Festival na classificação geral e por categorias com a presença da Musa do Veleiros do Sul Aline Ilha Scheidegger. O Diretor da Escola de Vela Minuano André Streppel, mentor do Festival, destacou o trabalho que vem sendo feito pelos professores da EVM e comentou que o evento busca essa relação entre recreação e regata.

“Completamos 10 anos e o seu ideal se mantém, deixar de lado um pouco a competição para as crianças se divertirem acompanhados de seus familiares. Amizade, companheirismo e solidariedade, isso também ensinamos na escola”.

APOIO: FLORYBAL - Canela

Classificação Final

           
             
Ex Optimist          
Magali Damitio 3230 23 EVM Ex-Op Geral VDS
             
Dupla          
Pedro Amine/Fabiane Amine 3945 59 Proj Dupla Preto VDS
             
Estreantes        
             
Davi de Melo Moreira s/n 32 Proj Estreante Laranja VDS
Henrique Becker 3486 51 Proj Estreante Azul VDS
Pedro Mueller 4007 53 Proj Estreante Azul VDS
             
Classificação Geral        
Erik Carpes 3326 32 Proj Veterano Preto VDS
Gustavo Arjona Glimm 4013 48 Proj Veterano Preto VDS
Leonardo Caminha 4012 49 Proj Veterano Amarelo VDS
             
Melhor foto do evento postada em #festivalOPvds.          
1º Marcelo Hoffmeister            
             
Prêmio Especial "nos representa"           
Gabriela Fortes/Lucca Fortes 55 16 Proj Dupla Amarelo verde VDS