Tel: +55 (51) 3265-1717

Crioula29 e Tranquilo venceram regatas nesta quinta em Ilhabela

O Crioula29 do comandante Renato Plass venceu a sexta regata disputada nesta quinta feira e está em terceiro lugar na classe ORC na Semana de Vela de Ilhabela. Súmula ORC  E na Bico de Proa deu outra conquista do VDS com o Tranquilo, de Edison Thomé que chegou em primeiro lugar na quarta regata e também ocupa a terceira colocação na sua classe. Classificação Bico de Proa 

Da assessoria Svilhabela

A entrada do vento de Leste levou os 123 barcos inscritos na Semana de Vela de Ilhabela para uma disputa diferente nesta quinta-feira (13). A organização montou as raias na Ponta das Canas, área em mar aberto a mais de 4 milhas do Yacht Club Ilhabela, no extremo norte da ilha. Os ventos médios de 8 nós e rajadas de 12 nós deram um pouco mais de velocidade às regatas entre boias, também chamadas de barla-sota. "São várias opções de regatas e áreas de prova para as equipes testarem suas manobras e colocarem em prática seus treinamentos e conhecimentos sobre Ilhabela. Provas de longo percurso, como a Alcatrazes, e regatas entre boias no Canal foram testadas nessa edição. O objetivo da Semana de Vela de Ilhabela é organizar um evento completo do ponto de vista esportivo para os mais de 900 velejadores", disse Cuca Sodré, organizador da competição.

Tradicionalmente, quando o vento entra de Leste, as regatas são na Ponta das Canas. Quando é de Sul, como nos dias anteriores, no Canal de São Sebastião. "O vento na Ponta das Canas é mais limpo, a raia é maravilhosa e tem menos interferência e corrente, pois é praticamente mar aberto. No Canal de São Sebastião, a área está muito próxima da terra, tanto da ilha quanto do continente. Sem contar o canal de navegação, muito fundo (35 à 40 metros), e a corrente é mais forte ainda, por isso os barcos procuram navegar mais próximo da costa para escapar dessa situação", contou o juiz de regata Carlos De Lorenzi.