Tel: +55 (51) 3265-1717

Previous Next

Camiranga é bicampeão na Regata Santos-Rio

Fotos: tripulação Camiranga na 67º Rio Santos

Pela terceira vez consecutiva o Camiranga do Veleiros do Sul sagrou-se o fita azul da regata Santos-Rio realizada neste final de semana. A 67ª edição da tradicional disputa organizada pelo Iate Clube de Santos e pelo Iate Clube do Rio de Janeiro teve os gaúchos do Veleiros do Sul chegando na frente novamente após percorrer 195 milhas em 24h57m09s, superando o tempo de 28h14m51s da edição de 2016, o que assegurou o bicampeonato na classe ORC. 

Dos 22 inscritos entre as classes ORC, IRC, BRA RGS e Bico de Proa, 20 barcos partiram da Baía de Santos às 12h de sexta-feira (27) com boas condições de navegação, mar calmo e ventos de 9 nós. O Pajero de Eduardo Souza Ramos  fez um tempo de 36h46m8s. e concluiu em segundo lugar no geral e também em segundo pela Classe ORC. O terceiro a cruzar a linha de chegada foi o Vesper 4 (ORC) que após o tempo corrigido, ficou na 5ª posição da tabela. O Maximus e o Inaê também foram destaque e concluíram o percurso em 4º e 5º lugar no geral. Confira a súmula.

O velejador olímpico Samuel Albrecht, tático da equipe relatou o percurso até o Rio: foi uma regata dura, condições muito variadas de vento, direção, um pouco de chuva, mas as coisas saíram bastante bem pra gente. Até Ilhabela a gente teve a direção do vento mudando muito, mas sempre nos mantivemos na frente e bem posicionados em relação a flotilha. De Ilhabela pra frente a gente conectou num vento terral e conseguimos avançar bastante até o Rio de Janeiro. Da manhã de ontem até a chegada a gente conseguiu entrar pra linha de chegada com umrestinho desse vento terral, que é um vento norte que acaba pertinho do meio-dia. Chegamos nos últimos minutos desse vento. Durante a noite a gente acabou rompendo algumas velas e perto da chegada essas velas fizeram um pouco de falat o ventop ficou fraco e a gente precisou delas e a verdade é que a gente não tinha, mas conseguimos superar essas dificuldadede praticamente não paramos até a chegada , enquanto os outros barcos encontraram bastante dificuldade de chegar porque o vento foi acabando e acho que foi uma boa regata e um bom teste para o Camiranga, o bicampeonato veio, tá todo mundo bastante contente e aagora é concentrar para o Circuito Rio que começa na quinta-feira com o Crioula.   

HISTÓRICO DO CAMIRANGA NA SANTOS-RIO

2015
Fita azul da 65ª Regata Santos-Rio cruzando a linha de chegada as 06h43min03 da manhã deste domingo com o tempo de regata de 18h9min3s (195 milhas náuticas percorridas) quebrando o recorde que pertencia ao veleiro Sorsa III (19h33min40s) desde 2006.

2016
A equipe se manteve como líder durante todo o percurso de 200 milhas náuticas. A tripulação foi a primeira a concluir o percurso de 200 milhas náuticas, após 28h14min51s, consagrando-se pela segunda vez consecutiva como fita azul da prova e vencendo o primeiro campeonato no tempo corrigido. 

2017
Alcança a marca de fita azul pela terceira vez consecutiva, chegando na frente novamente após percorrer 195 milhas em 24h57m9s, superando o tempo da edição de 2016 e conquistando o bicampeonato da classe ORC na Santos-Rio.