Tel: +55 (51) 3265-1717

Primeiro jantar dos Cruzeiristas de 2018 teve palestra sobre navegada Porto Alegre - Punta del Este

O primeiro jantar do ano dos Cruzeristas foi um encontro por excelência voltado aos velejadores. A palestra sobre a Navegada entre Porto Alegre e Punta del Este feita pelos comandantes Gustavo Lis do veleiro Saint Vincent e Vítor Pereira, do Pappilon, entre dezembro e janeiro foi o ponto alto da noite.

O jantar ficou à cargo do cruzeirista debutante Marcelo Basso que apresentou um cardápio no capricho. A entrada foi aspargo verde com presunto cru assado, ovo frito e pãezinhos. Principal: massa com galinha caipira e sobremesa: salada de frutas com sorvete.  

O Mãe Vinícius Magalhães abriu a sessão e destacou a presença de 56 pessoas no jantar. Depois leu a ata da reunião de dezembro de 2017, seguido pelo cozinheiro Marcelo que fez a leitura da ata histórica de maio de 1969, com alguma dificuldade na pronúncia do cardápio em alemão. O jantar de abril ficou decidido que o cozinheiro será o Edu Beltrame.

Cruzeiristas 2018

Um encontro de Cruzeiristas no final da temporada de verão não poderia faltar um relato sobre navegação.  Plateia atenta ouviu os relatos de Gustavo Lis e Vitor Pereira que saíram do Veleiros do Sul, foram até Punta del Este e depois retornaram a Porto Alegre com seus barcos, o Saint Vincent - Delta 36, que além do comandante Gustavo teve na tripulação os seus familiares, a esposa Claúdia Welter, o pai Miroslaw Lis e o seu filho Ricardo Lis, e o Papillon - Beneteau Oceanis 40, com o comandante Vitor e o experiente velejador Paulo Mordente, o Pixote.

Os palestrantes contaram desde o planejamento para a viagem, a documentação necessária, equipamentos de bordo e a estadia no Uruguai, com bastante informações sobre a rota e navegação. A proposta deles foi também incentivar que mais sócios do Clube naveguem para esses destinos ao sul. Na véspera do Dia Internacional da Mulher não faltou a palavra da “mandante” Cláudia que contou sobre sua experiência e ainda brincou: “ na força física eu estava em desvantagem, mas a agilidade e inteligência superaram”.

A apresentação detalhada do relato da navegação, acompanhada de perguntas dos participantes, foi bem de acordo com o espírito de formação do Grupo dos Cruzeiristas, surgido há mais de 60 anos, que é trocar experiências e incentivar à navegação de lazer. No final Gustavo Lis agradeceu o convite do vice-comodoro Gustavo Geyer para a realização da palestra. O relato completo da viagem está no site Popa.com.br