Tel: +55 (51) 3265-1717

VDS recebeu a segunda edição da Clínica de Alto Rendimento CBVela da classe 470

A Clínica de Alto Rendimento da classe 470 encerrou neste domingo no Veleiros do Sul depois de seis dias de treinamento ministrado técnico espanhol Iñigo Fernandez, Eneko, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Essa foi a segunda edição da clínica no Clube, que é atualmente o polo nacional da classe 470. Os pentacampeões sul-americanos da 470 Geison Mendes e Gustavo Thiesen foram uma das cinco duplas que participaram da clínica.

“É sempre uma oportunidade para treinarmos juntos com a flotilha, a experiência do técnico espanhol tem nos ajudado a pegarmos mais ritmo e ele compartilhar sua experiência conosco”, comentou Gustavo Thiesen.

“Acho interessante a vinda do Eneko nesses intervalos de tempo porque quem vem de fora consegue perceber melhor se está havendo uma evolução no nosso rendimento”, avaliou Geison Mendes.

Técnico especialista da classe 470, Eneko veio pela segunda vez no Veleiros do Sul para comandar a clínica, a primeira foi em novembro de 2017. O objetivo é preparar os velejadores para as próximas competições internacionais, em especial as duplas Geison Mendes e Gustavo Thiesen e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan que são as mais experientes e estão em campanha olímpica e procurar deixar a flotilha mais homogênea tecnicamente.

 

“Nós trabalhamos dessa vez mais a velocidade, anteriormente a ênfase foi o controle do barco. Procuramos subir a cada encontro um escalão maior nos treinos e estarem preparados para as competições internacionais importantes que se aproximam, como o Troféu Princesa Sofia no início de abril em Palma de Mallorca, em seguida a World Cup Series em Hyères, França”, diz Eneko.  

A Clínica de 470 também teve o acompanhamento de Daniel Santiago, diretor Executivo da CBVela e de Cristina Gil, gestora de Alto Rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB).  Daniel Santiago diz que a CBVela identifica o Veleiros do Sul como polo nacional ativo da classe 470 e por isso tem colocado dentro do seu calendário a clínica em Porto Alegre.

“Procuramos promover uma rotina de capacitação técnica para os atletas e transferir conhecimento para os velejadores mais jovens. Temos como foco o Campeonato Mundial das classes olímpicas da World Sailing em Aarhus, Dinamarca, em agosto, que já valerá vaga para os Jogos de Tóquio 2020. O técnico Eneko tem compartilhado sua experiência não só com o grupo de velejadores, mas também com outros técnicos, como o Juan Sienra do VDS, destacou Santiago

Além dos pentacampeões sul-americanos, a flotilha do Veleiros do Sul participou da clínica com as duplas Ricardo Paranhos/Erik Hoffmann e Pedro Correa/ Rodolfo Streibel.