Tel: +55 (51) 3265-1717

Nicolas Müeller é campeão da Laser Radial na Copa da Juventude e o VDS também fez pódio na classe 420

Há mais de uma maneira de vencer um campeonato, mas algumas são especiais.  Nicolas Müeller, do Veleiros do Sul, conquistou o título da Copa da Juventude da classe Laser Radial neste domingo com a série de cinco vitórias nos dois últimos dias, seis no total entre oito regatas, e com boa vantagem de distância na dianteira na flotilha na raia.

Ele venceu por antecipação o mais importante campeonato de Vela Jovem do país que também é principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude 2019, de 13 a 20 de julho, na cidade de Gdynia, na Polônia.

Neste domingo foram realizadas duas regatas e com a entrada de um temporal com chuva e forte vento no Guaíba, os competidores foram para terra por questões de segurança. Quando Nicolas chegou no pátio do Veleiros do Sul, a vibração de familiares e amigos foi grande. As classes 40 e Laser Radial ainda voltaram depois para água para correr a última regata, mas Nicolas foi mais por diversão, porém acabou não saindo.

“Coloquei meu foco em cada regata, sem ficar pensando no que eu já tinha feito ou me preocupar com o que poderia vir adiante. Dessa maneira baixei a cabeça e não pensei nos adversários. Essa vitória representa a realização de um grande sonho, por isso fiquei muito emocionado. Lutei para chegar aqui, mas não imaginava que seria dessa forma”, falou Nicolas, 17 anos. A classe Laser Radial foi a mais numerosa da Copa da Juventude com a participação de 35 atletas.

Fair Play
O principal adversário de Nicolas na Copa da Juventude era o carioca Leonardo Motta que ficou em segundo lugar. Ao chegar em terra Leonardo ficou desolado por não ter conseguido a vaga para o Mundial que era seu objetivo perseguido por cinco anos e por já estar na idade limite para esta competição. Num gesto de fair play, o velejador gaúcho foi até ele no pátio, abraçou a consolou Leonardo.
O domingo foi um difícil para os competidores, o vento foi muito rondado, de norte para noroeste e de grande oscilação na intensidade que foi de 5 a 25 nós.

Mas não foi só na Laser Radial que o Veleiros do Sul foi premiado. Na classe 420 o Clube também subiu no pódio com Guilherme Becker/Germano Becker, medalha de bronze, e Letícia Silva/Joana Ribas, bronze na categoria feminina.
A cerimônia de premiação foi realizada no domingo à noite no salão do Clube.   SÚMULAS AQUI

Classificação do VDS   

 Classe 420
Guilherme Becker/Germano Becker – 3º lugar
Letícia Silva/Joana Ribas – 3º feminino
Pedro Mueller/Pedro Amine – 9º

Laser Radial
Nicolas Müeller - 1º lugar
Francisco Ruschel – 4º
Felipe Fraquelli – 10º
Leonardo Pool – 18º
Lucas Azambuja – 22º
Guilherme Jung – 23º
Felipe Manfro – 29º
Paulo Ricardo Leite – 32º   
Manuella Geyer – 33º
Luiza Guedes – 35º