Tel: +55 (51) 3265-1717

Jantar abriu a temporada 2019 dos Cruzeiristas. Comandante da Capitania Fluvial de POA esteve presente ao encontro.

O Grupo dos Cruzeiristas abriu o ano com o jantar na noite de quarta-feira que teve como cozinheiro Newton Aerts. O encontro teve a ilustre presença do capitão-de-mar-e-guerra Rafael Santos que assumiu o comando a Capitania Fluvial de Porto Alegre em janeiro e fez sua estreia nos Cruzeiristas a convite do associado Geraldo Sperb, presidente da SOAMAR.

O jantar estava delicioso, com cardápio montado e bem pensado, pelo Aerts. A entrada foi salada Mix verde, tomates cerejas e figo. O prato principal foi de origem alemã/suiço, Filé Ramschmitzel, arroz barco e batata suíça. E na sobremesa, Ambrosia. O cozinheiro disse que pretendia fazer algo para o jantar da Austrália, onde passou um período, mas não deu para trazer uma paleta de canguru. Ele também resenhou sobre a história do prato Ramschmitzel – que quer dizer filé coberto -  ao molho de nata.  


Mobil: Veja fotos do álbum aqui

 Mãe Vinícius Magalhães abriu a sessão ao falar sobre a volta das atividades, depois das férias, e “saudades dos companheiros de jantar”. Em seguida leu a ata do último encontro, de dezembro passado, e depois convidou Newton Aerts para a leitura da ata histórica, que foi a de Nº 175 de dezembro de 1970. Ao ler a ata Newton salientou no texto a referência do cruzeiro do Coral, de Ernesto Neugebauer, até Jaguarão, onde menciona o “método Chichester de chamar o vento”, uma referência ao navegador inglês Sir Francis Chichester, que nos meados dos anos 60 ficou conhecido por ter feito a circum-navegação pelo Oeste em solitário.

Ao saudar a presença do comandante Rafael Santos, os Cruzeiristas falaram sobre a parceria do Clube com a Marinha, uma amizade que vem desde a fundação do VDS. O presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira, disse ao Capitão que o convite se estendia para todos eventos no Clube. Rafael Santos comentou sobre o trabalho iniciado na Capitania, de sua satisfação de participar do encontro dos Cruzeiristas e agradeceu pelo convite. Também falaram em nome do VDS, o vice-comodoro Administrativo Paulo Hennig e o vice-presidente do Conselho, Newton Aerts. Após as manifestações foi encerrada a sessão. Ficou decidido que o cruzeirista Waldir Borges será cozinheiro do jantar de abril.