Tel: +55 (51) 3265-1717

Abertura do Circuito Conesul teve palestra do velejador olímpico Samuca e presença das tripulações

Tripulações, associados e convidados compareceram na abertura do 28º Circuito Conesul de Vela de Oceano na noite desta sexta-feira no Veleiros do Sul. No início do evento o Comodoro Cícero Hartmann falou da alegria de ver a expressiva presença de representantes de vários clubes náuticos que vieram participar do Circuito. Além de Porto Alegre, velejadores de Tapes, São Lourenço, Pelotas e Rio Grande. “O Circuito é um grande encontro da vela gaúcha e sempre o momento de reviver as emoções dessa tradicional competição”.

O comodoro Cícero Hartmann também fez a apresentação da palestra de Samuel Albrecht programada para a abertura, destacando o velejador olímpico e medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Lima como um modelo a ser seguido para os integrantes da vela jovem. Ele contou sobre a trajetória do Samuca, desde a Optimist até a Olímpiada, a dedicação e o planejamento na sua carreira esportiva.

Samuel Albrecht contou sobre alguns aspectos da organização montada para a campanha olímpica de Tóquio 2020 na Nacra17, depois a conquista da medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos no Peru pela dupla com a Gabriela Nicolino.

28º Circuito Conesul 2019  
Clique na foto para ver o álbum

Inicialmente explicou com a imagem de uma linha de tempo na tela como foi o planejamento das etapas para chegar aos objetivos. Ele mostrou alguns vídeos sobre o projeto da dupla, as participações nos principais eventos da Copa do Mundo da World Sailing, o acidente durante a etapa de Palma na Espanha e a retomada das competições.

O principal objetivo da dupla será a confirmação para representar o Brasil em Tóquio 2020, que ocorrerá no Mundial da classe Nacra17 em novembro na Nova Zelândia. O Brasil terá duas duplas no evento e a melhor classificada entre as 18 primeiras ficará com a vaga.  Na segunda parte Samuca contou como foi a disputa no Pan-americano de Lima, os contratempos da chegada do barco, muito próximo do começo dos Jogos, e as condições enfrentadas nas regatas, acompanhados por vídeos e aplausos da assistência.

No final da palestra Samuca e fez o sorteio entre os presentes de peças que vestiu nas competições desse ano, Bibs dos mundiais e uma camiseta do Pan-americano. Acompanhado pelo comodoro Cícero Hartmann, que ao término do encontro declarou aberto o Circuito Conesul de 2019 e desejou bons ventos a todas tripulações.  

O 28º Circuito Conesul de Vela conta com o patrocínio da DallaSanta e apoio da Delta Yachts, North Sails, Equinautic e Nautos.  O evento é organizado e realizado pelo Veleiros do Sul com a parceria da ABVO, CBVela e FEVERS.