Tel: +55 (51) 3265-1717

Kamikaze sai na frente no primeiro fim de semana de disputa do 28º Circuito Conesul de Vela

O 28º Circuito Conesul teve seu primeiro fim de semana concluído com a realização de três regatas. Na IRC, a mais numerosa, o comandante Augusto Moreira ficou satisfeito com o desempenho da sua equipe no barco Kamikaze XI (VDS) ao assumir a liderança neste domingo ao chegar em terceiro na regata de percurso médio.

“O Kamikaze foi o campeão do Circuito Conesul do ano passado, com o comandante Hilton Piccolo. Agora o veleiro está comigo, montei uma tripulação competitiva que conta com velejadores experientes e também gente jovem”, comentou Augusto Moreira. Em segundo lugar na classificação está o Spin, de Kadu Bergenthal. A diferença entre eles é de um ponto.      

Na classe BRA RGS, com duas regatas, o Calafate, de Gustavo Bohrer (VDS), se mantém em primeiro lugar, seguido pelo Five Star, de Luís Fernando da Silveira (ICG). E na Microtonner 19 o Batucada, de José Eduardo Araújo assumiu o primeiro lugar na classificação e o Iris 1, de Bruno dos Santos, passou para o segundo, ambos do Sava e na J/24, apenas um competidor, o Good News, de Luciano Pohlmann (VDS). SÚMULAS

28º Circuito Conesul 2019

As duas tentativas de largadas foram frustradas pelas tripulações, que cruzaram a linha antes do tempo, e receberam chamada geral. Na terceira a CR deu início com bandeira preta e a regata de fato largou às 11h25min, mas o Ayra queimou a linha e foi desclassificado da regata. Em quase todo o percurso os barcos navegaram com uma condição de vento fraca, na média de 6 nós, de direção sul.

Os barcos da classe IRC seguiram até a marca encarnada nº 111 do Canal Belém, contornaram por BB e retornaram, passando entre as Pedras da Baleia e morro da Ponta Grossa. Nas classes BRA RGS, MT 19 e J24, o percurso foi menor, até a marca cega nº 113. Para todas as classes a linha de chegada foi na boia nº 134 do Canal do Leitão.

 O San Chico (CDJ), campeão das regatas do primeiro dia, na busca de um melhor vento encalhou no lado oeste do Guaíba, precisou ativar o motor e abandonou a prova. O primeiro barco a chegar foi o Loyalt 06, do comandante Alexandre Leal Santos, que cruzou a linha às 15h48min28s. Mas no tempo corrigido o vencedor foi o C’est la vie, de Henrique Dias, e em segundo o Optimystic, de Pedro Mota.  O Circuito continuará no dia 20 de setembro – feriado farroupilha - com mais duas regatas barlasotas e de percurso para a classe BRA RGS.

O 28º Circuito Conesul de Vela conta com o patrocínio da DallaSanta e apoio da Delta Yachts, North Sails, Equinautic e Nautos.  O evento é organizado e realizado pelo Veleiros do Sul com a parceria da ABVO, CBVela e FEVERS.