Tel: +55 (51) 3265-1717

420

Projetado por Christian Maury, em 1959, o 420 é um barco de dois tripulantes com 4,20m de comprimento que possui três velas e trapézio. Uma das vantagens que ele possui é que, alterando a sua regulagem, permite que tripulações em um amplo intervalo de peso possam ser competitivas. Assim, tornou-se particularmente popular entre os mais jovens, na medida em que pode ser ajustado de acordo com o seu peso e habilidade.

Rapidamente, ele se espalhou pelo mundo inteiro e campeonatos nacionais, europeus, mundiais passaram a ser corridos regularmente. Velejadores de todas as idades, compondo tripulações femininas, masculinas ou mistas, podem competir no campeonato mundial, na medida em que tenham sido selecionados em seus países de origem. O mundial feminino aceita tripulações de todas as idades, selecionadas por seus países, onde ambos os tripulantes devem ser do sexo feminino. O campeonato mundial da juventude aceita tripulações com idade inferior a 19 anos no ano do campeonato. No mundial da juventude são aceitas tripulações femininas, masculinas ou mistas.

Desde a sua concepção, muitas melhorias foram feitas, para lidar com os novos materiais e os avanços em ferragens e velas. Em 1996, a Classe Internacional aprovou uma mudança no layout do convés, que tornou o barco mais forte, mais rápido e mais divertido, assegurando que ele seja tão difundido atualmente como foi em suas primeiras décadas.

 


420 no VDS

A Classe 420 começou oficialmente em 2004 no Veleiros do Sul. O principal motivo da escolha deste barco de dois tripulantes foi o aprendizado que proporciona. É considerado como a classe de transição da Optimist para as classes olímpicas. O barco possibilita maior troca de informações e experiências e exige o domínio de elementos que não estão presentes em um barco de um tripulante. O 420 International parece o barco ideal para dar seqüência ao Optimist.

Capitão de Flotilha: Miriam Loch Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.