Tel: +55 (51) 3265-1717

PATRIMÔNIO

O tempo pode ser medido em ações.

E aqui no Veleiros do Sul essa premissa vem sendo cumprida com êxito. As melhorias no campo patrimonial não visam somente atender as demandas imediatas para a promoção do bem-estar do associado, mas principalmente a construção sistemática da qualidade do clube. Esse trabalho é constante, é cotidiano, porém os resultados perduram.

PORTARIA E SECRETARIA ADMINISTRATIVA

  • Retomada e conclusão da obra de ampliação da secretaria administrativa. Esta obra permitiu a melhoria do atendimento aos sócios, com ampliação do espaço da recepção, melhores instalações para os funcionários, bem como um espaço destacado para a Loja do VDS.

  • Para maior controle no acesso e circulação de terceirizados no clube, foi implementado o uso de jalecos padronizados (cortesia da família Schultz/Sul Náutica).

SEDE SOCIAL



  • Melhorias no Mezanino com a implementação de área para atividades culturais com espaço kids, preparação para instalação da Biblioteca permanente do clube com terminais de acesso a internet.

NÁUTICA

foto1

Os trapiches e flutuantes passaram por remodelação de 70% das vagas molhadas (apoio da Empresa Ernesto Woebcke). Os trapiches receberam novas estacas e as antigas foram reaproveitadas em outras finalidades dentro do clube enquanto novos flutuantes foram construídos pela equipe de patrimônio. A iniciativa atende a crescente demanda de vagas para embarcações acima de 32 pés.

 

Com a instalação de uma saia de proteção, foi finalizado o deck junto à piscina. A obra permite mais espaço para atracação.



O Comodoro Ewaldo Ritter passou por manutenção no madeiramento, no motor, além de revisão no sistema elétrico e troca da bateria.

Manutenção preventiva na baleeira Mãe D'Água.

Reforma no Comodoro Cattivelli: o barco de comissão de regatas e resgates teve o costado na proa e na popa, assim como o convés renovado.

Novo motor diesel e hélice no Roberto Funck, com renovação na pintura.

A Pata Choca — lancha que atende a ilha Chico Manoel — foi 100% reformada.

Barcos da Escola de Vela, como os Day Sailer, também ganharam atenção com manutenção nos cascos, leme e bolinas, ferragens e velas.

Os carrinhos tiveram pintura e troca pneus.

Também passaram por manutenção os barcos infláveis que ganharam grades de proteção nas hélices.
Casa dos novos barcos Optimist da Flotilha Minuano, os hangares 2 e 3 que receberam cercas metálicas de isolamento e novos armários (colaboração da associada Lígia Becker).

O Hangar 7 ganhou limpeza profunda. Após a reorganização e descarte de inservíveis, os jet-skis ganharam um novo espaço no clube.

Nova cara no Hangar 6 que ficou mais amplo sem os antigos armários de madeira que estavam sem uso e comprometidos estruturalmente.
Reforma no Guincho Rápido.

Manutenção no Guincho Grande.

O trator amarelo ganhou manutenção mecânica, hidráulica e elétrica com revisão no sistema de freios, caixa de cambio e setor direção.

O trator vermelho recebeu atenção especial com manutenção geral incluindo troca da ponteira do engate e pneus.
Limpeza e pintura da estrutura.

Manutenção e troca dos filtros das bombas e nova barreira de amortecimento de contenção.

ILHA CHICO MANOEL


Instalação do mastro de alumínio para a bandeira do Veleiros do Sul (colaboração do associado Niels Rump).

A rede elétrica contou com troca da fiação dos trapiches e orla e manutenção do gerador de energia.

Estação de tratamento de água reformada, ampliação dos reservatórios de água, limpeza da fossa existente e reforma do sumidouro.

Reparo no trapiche central incluindo a instalação de 32 novas estacas.

Reforma do telhado do Galpão da Ilha. Instalação de equipamentos de captação de energia solar para geração de energia elétrica, com sistema de coleta, controle e luminárias (colaboração do associado Luiz Alberto Morandi).

CHURRASQUEIRAS E QUIOSQUES

  • Quiosques Pôr-do-sol (Bruno Richter), do Guincho e do Campo de Futebol (Egon Barth) ganharam reforma e manutenção de bancos, mesas, grelhas e churrasqueiras.

  • Vento Sul recebeu manutenção hidráulica, instalação de ar condicionado e troca de telhas e calhas.

JARDINS E PÁTIO


Implantação do Sistema de gestão de resíduos com a criação de espaço para estoque de materiais de construção que estavam dispersos pelo clube e instalação de composteira visando diminuir o volume de descartes vegetais e obter terra preta para adubação dos gramados.

Funcionários e terceirizados capacitados pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em palestras sobre o manejo correto dos resíduos.

Aquisição de cestos de lixo para coleta seletiva de resíduos.

Reforma na caixa de esgoto sanitário.

Podas permanentes na vegetação (algumas executadas apenas por equipes especializadas e legalmente habilitadas), adubação e calagem das floreiras e áreas gramadas e plantio de árvores nativas e de novos arbustos com o devido licenciamento e orientação.

Repintura da coleção de canhões do clube.

Recuperação da escada articulada e reparos na pavimentação dos pátios na área externa.

O RUMO CERTO

A MANUTENÇÃO do clube é um somatório de pequenas ações. Muitas delas sem visibilidade, porém no conjunto representam grandes esforços para o bom funcionamento das instalações como o racional emprego dos recursos financeiros.

Nela, o associado é beneficiado tendo as suas necessidades atendidas. Mas também é um parceiro na conservação e nas boas práticas enquanto usufrui das instalações e infra-estrutura que o VDS oferece!