Dicas de pilotagem para melhor conservação da embarcação

Você sabe definir como você pilota? Seja de um jeito agressivo ou mais calmo, é possível que a vida útil de seu barco esteja sendo afetada negativamente. Por isso, temos algumas dicas que explicam as melhores maneiras de conservá-lo, confira:

 

1. O melhor horário para sair em uma longa navegação é antes de o sol nascer, porque o vento está mais fraco e as chances de escurecer caso aconteça algum problema são menores.

2. Lubrifique os cabos de comando do timão e motor antes de velejar. Depois de muito tempo parados, podem emperrar.

3. Em caso de superaquecimento no motor de popa, é necessário engatar ré e acelerar por meio segundo. Assim, o que está obstruindo a refrigeração pode ser expulso. Outra dica é esfriá-lo em marcha lenta. Se desligar totalmente, há risco do cabeçote rachar.

4. Evite acelerar forte nas curvas fechadas para poupar a rabeta do motor.

5. Não engate ou desengate o motor de maneira brusca ou em direções opostas, porque essa ação força demais as engrenagens da rabeta.

6. Caso o barco seja a motor, confira o nível de óleo e da água de refrigeração antes de dar partida, prevenindo o superaquecimento.

7. Quando o motor do centro tem perda de potência e vibra em excesso, provavelmente o eixo da propulsão está desalinhado.

8. Se o tempo estiver ruim, mantenha o motor do barco ligado e engatado, ainda que esteja parado ou seja um veleiro. Com o motor funcionando, há maior controle sobre o barco.

9. A subida da rotação do motor deve acompanhar o aumento da velocidade. Caso contrário, pode ter algo errado no reversor.

10. Converse com navegadores mais experientes.

11. Se o motor de popa não alcança a rotação esperada, provavelmente o passo da hélice está muito longo. Se ficar acima da prevista, é porque está muito curto.

12. Use óculos escuros com lentes polarizadas na hora de navegar. Você enxerga bem melhor e sem reflexos no pára-brisas e na superfície da água.

13. A escolha do tamanho do volante deve ser baseada no peso da embarcação. Quanto maior o volante, menor o esforço das manobras.

14. Distribua bem o peso a bordo para não afetar a estabilidade.

15. Não fique de olho só no painel ao navegar. É importante sentir o mar.

16. Cuidado com o excesso de peso na popa. 

17. Evite as marolas desacelerando bem antes do habitual. Quanto maior o casco, mais cedo deve se diminuir a velocidade.

 

Quais dessas dicas você já tem praticado? Comente na postagem das nossas redes as mais eficazes na sua experiência!

 

Fonte: Revista Náutica