Tipos de Regatas: Oceano/Offshore, Para Sailing e Cruzeiro

Na primeira matéria da série falamos das Regatas de Flotilha, de Duelo/Match e as de Equipes e explicamos como é o andamento e algumas regras específicas de cada uma delas. Hoje falaremos sobre mais 3 tipos diferentes: as Regatas de Oceano/Offshore, a modalidade "Para Sailing" e as Regatas de Cruzeiro.

 

Regatas de Oceano/Offshore: 

Existem várias regatas para barcos de Oceano. Dentre elas está a Offshore, tendo uma das características percurso superior a 800 milhas em mar aberto. Podem acontecer como as Regatas de Flotilhas, utilizando barcos idênticos de desenho único ou barcos de distintos tamanhos utilizando sistema de tempo corrigido.

A principal diferença entre as Regatas Oceânicas e as de Offshore está na duração da navegação em águas protegidas.O Regulamento Internacional Especial de Vela no Mar prevê seis categorias em padrões mínimos de segurança e acomodação.

Geralmente, os barcos são pensados na performance e velocidade para as regatas, utilizando materiais mais leves e fortes, eletrônicos com tecnologias específicas para competições e uma tripulação alinhada tecnicamente, formada em sua totalidade por atletas.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: CBVA

Para Sailing:

A Para Sailing é uma categoria de regatas organizadas para pessoas com algum tipo de deficiência. A vela é um esporte versátil e possibilita acomodar as pessoas nas mais variadas funções. 

A modalidade foi demonstrada nos Jogos Paralímpicos de 1996 de Atlanta, mas foram iniciadas as disputas no ano 2000 em Sidney. Há três categorias, sem divisão de gêneros. Homens e Mulheres competem juntos nas Classes 2.4mr (individual), Sonar (trios) e SKUD-18 (duplas - sendo obrigatório um dos tripulantes ser mulher).  

O sistema de classificação leva em consideração a mobilidade, estabilidade, visão e funções motoras. As pontuações são baseadas em níveis de habilidades, permitindo que atletas com diferentes tipos de deficiência possam competir juntos. Velejadores com deficiência visual são situados em uma das três classes de competição, dependendo de sua acuidade visual e campo de visão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: NauticExpo

Regatas de Cruzeiro:

As Regatas de Cruzeiro são as mais apreciadas na navegação por sua responsabilidade em todas as áreas do esporte. Elas podem acontecer em um dia de navegação costeira ou longas viagens internacionais de grandes distâncias, cruzando oceanos e ultrapassando fronteiras. 

As embarcações de Cruzeiro são projetados para serem habitáveis, com conforto, segurança, materiais resistentes, eletrônicos fáceis de utilizar e uma tripulação com os conhecimentos náuticos, mas não necessariamente formada por atletas. 

 

Fontes: World Sailing / Papo de Velejador / CBVA