Regatas Históricas #1: The Ocean Race

Na nossa nova série de Regatas Históricas, relembraremos momentos importantes de competições que marcaram a trajetória da vela desde a sua origem como esporte. E é claro que a mais antiga e conhecida regata ao redor do mundo merece um destaque especial por aqui.

The Ocean Race é referência na carreira de qualquer velejador. Realizada a cada três anos, a regata de muitas escalas parte da Europa, no mês de outubro, rumo à diferentes cidades integrantes de sua rota até o seu retorno, meses depois. Uma aventura e tanto para quem ama velejar e viajar pelo mundo.

Surgida em 1973, a competição originalmente nomeada de Whitbread Round the World Race, em homenagem à cervejaria British Whitbread, patrocinadora inicial do evento. Teve mais tarde, em 2001, seu nome alterado em menção à nova apoiadora Volvo Cars, passando a se chamar Volvo Ocean Race. Recentemente, em 2019, após ser adquirida pelo Atlant Sport Group, a regata foi renomeada pela terceira vez para The Ocean Race, como é conhecida atualmente.

Famosa como um dos principais eventos esportivos do mundo, a maratona oceânica de 47 anos une ambição e concorrência em edições históricas a bordo das águas mais difíceis e concorridas do mundo. Na lista de cidades sede da competição, Itajaí, em Santa Catarina, representa o Brasil há três edições consecutivas – e segue confirmada para o próximo evento. Quanto aos atletas, somam, ao todo, nove participantes brasileiros que já disputaram a The Ocean Race, sendo Torben Grael o terceiro colocado no pódio de 2008-2009 a bordo do Ericson 4 com os tripulantes Joca Signorini e Horácio Carabelli.

O vencedor Torben e sua filha campeã olímpica Martine Grael seguem como importantes membros da disputa no aguardo da próxima edição, que acontecerá em 2021-2022, com os inovadores e tecnológicos barcos IMOCA, novidade para o próximo evento. Além da nova classe, a próxima edição, com início em Alicante, Espanha, contará também com os já conhecidos barcos VO65 de design único e ótimo desempenho.

Serão 10 cidades internacionais percorridas, com largada da Espanha e passando por destinos na África do Sul, China, Nova Zelândia, Brasil, Estados Unidos, Dinamarca e Holanda até, enfim, chegar a Itália, onde ocorrerá a grande final. Já estamos ansiosos para a próxima competição, que com certeza será um sucesso!