Regatas Históricas #5: Bacardi Cup

Mundialmente conhecida como uma das mais antigas e históricas regatas, a Bacardi Cup atrai grandes nomes da vela em suas competições ocorridas há mais de nove décadas. Criada em 1927 pela família Bacardi para os atletas da Classe Star, em Havana, Cuba, a disputa é marcada por tradição e competitividade.

O evento, que inicialmente durou 3 dias e contou com menos de 10 barcos competidores, é hoje considerado um ícone do esporte, caracterizado como obrigatório para velejadores da classe Star. O sucesso foi tanto que, em 1962, a competição passou a ser sediada em Miami, nas incríveis águas da Baía Biscayne, onde ocorre até hoje.

Entre os destaques brasileiros, os atletas Lars Grael e Samuel Gonçalves estão entre os maiores vencedores da regata, bicampeões pelo desempenho nas edições de 2014 e 2015. Atualmente, em paralelo à Bacardi Cup, exclusiva da classe Star, ocorre a Bacardi Invitational, com corridas disponíveis para as classes J70, Melges 24, Viper 640, VX-One.

Além das disputas esportivas, o clássico evento é famoso também pelas agitadas festas promovidas pela bebida que dá nome ao campeonato. A patrocinadora Bacardi garante a diversão noturna dos participantes desde a sua inauguração, há mais de 90 anos.   

A próxima edição da competição ocorrerá de 7 a 13 de março de 2021, em Miami.