Regatas Internacionais: SailGP

Considerada a Fórmula 1 dos mares, a SailGP é uma regata anual exclusiva para catamarãs F50, os mais rápidos veleiros de competição do mundo, capazes de atingir velocidades superiores a 50 nós. Com tecnologia de ponta e métodos de sustentabilidade, a corrida se destaca pela inovação e pelo alto desempenho dos barcos.

Iniciada em 2019, a primeira temporada do evento contou com 6 equipes competidoras, sendo cada uma representante do seu país: Austrália, China, França, Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos. A vitória foi da equipe australiana, comandada por Tom Slingsby. Já a segunda temporada contou com a chegada da Dinamarca como 7ª equipe e a substituição da Espanha pela China. Com a pandemia do coronavírus, a atual edição chegou a ser iniciada em fevereiro de 2020, porém precisou ser interrompida e adiada para 2021. A vitória, por enquanto, está com a Grã-Bretanha, comandada por Ben Ainslie.

Cada evento inclui dois dias de competição, com quatro regatas de flotilha e uma quinta regata disputada entre os dois vencedores. Na final, a equipe com maior pontuação ganha um prêmio de 1 milhão de dólares. Os pontos são acumulados ao longo da temporada.

Mesmo que recente, a SailGP já é considerada uma tradicional e importante competição mundial da classe F50. Os eventos podem ser acompanhados nas baías junto aos portos em que acontecem, ou pelo aplicativo do evento que transmite as regatas ao vivo.