Equipe brasileira de Lightning inicia mundial da classe na terceira colocação

Búzios recebe 30 barcos de vários países na competição mais forte da categoria

132420_183746_img_6022wtmk

O Campeonato Mundial de Lightning começou neste domingo (24) com regatas equilibradas no Iate Clube Armação de Búzios (RJ). Os brasileiros comandados por Cláudio Biekarck terminaram o dia na terceira posição atrás de duas tripulações do Chile. Os representantes do País nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara somam 10 pontos perdidos. A primeira posição está com o time de Felipe Robles, seguido pelo compatriota Tito Gonzales.

Os brasileiros Cláudio Biekarck, Gunner Ficker e Marcelo Batista da Silva, que tentarão em outubro o bicampeonato Pan-Americano no México, ficaram em sexto e quarto lugares respectivamente. Outro trio do País na competição entre os dez primeiros é a tripulação de Thomas Sumner, Felipe Brito e Fillipe Gil (nono lugar).

A competição no litoral fluminense reúne 30 barcos de nove nacionalidades. Oportunidade única para os principais velejadores da classe se enfrentar em condições iguais.

"O nível técnico da competição é forte. Os melhores do mundo estão por aqui. Segundo os próprios velejadores internacionais, a raia de Búzios é perfeita para velejar, além da beleza do lugar. Todos esses fatores contribuem para a realização de um Mundial forte tecnicamente", revelou John Bennett, organizador do evento.

Neste domingo, a Comissão de Regatas realizou duas provas com ventos variando de 12 a 15 nós. As ondas, segundo os organizadores, atingiram dois metros de altura em Búzios.

Domínio chileno - As regatas deste domingo foram dominadas pelos chilenos. Felipe Robles, Pablo Lorca e Andres Guevara fecharam o dia com um quinto e um primeiro lugares. Os velejadores souberam aproveitar a alternância de posições para terminar o dia em primeiro. Os compatriotas Tito Gonzalez, Diego Gonzalez e Cristian Herman Sanhueza estão em segundo na classificação geral.

Nesta segunda-feira (25), o cronograma de regatas começa às 11 horas e a previsão é de ventos fortes com intensidade média de 15 nós.

1°- Felipe Robles/Pablo Lorca/ Andres Guevara (Chile) : 6 pontos perdidos (5+1)
2°- Tito Gonzalez/Diego Gonzalez/ Cristian Sanhueza (Chile): 6 (3+3)
3°- Claus Biekarck/ Gunner Ficker/ Marcelo Batista da Silva (Brasil): 10 (6+4)
4°- William Brown/ John Faus/ Matty Schon (EUA): 10 (4+6)
5°- Tom Allen Jr./ Steve Davis/ Karl Allen (EUA) 12 (10+2)

Sul-Americano - Búzios também recebeu o Sul-Americano da classe Lightning. E os chilenos dominaram. Tito Gonzalez, Diego Gonzalez Parro e Herman Cristian Sanhueza levaram o campeonato pelo terceiro ano consecutivo. O trio também disputa o Mundial. A equipe brasileira de Claudio Biekarck, Gunner Ficker e Marcelo Batista da Silva ficou em segundo. Os também brasileiros Thomas Sumner, Felipe Brito e Fillipe Gil terminaram o evento em terceiro. A competição contou com 27 barcos no Iate Clube Armação de Búzios.

Mais informações no site www.cbvm.org.br