Nelson Ilha se prepara para ministrar clínica na Argentina

Membro da Federação Internacional de Vela, ISAF, Nelson Ilha já está de volta a Porto Alegre, RS, após atuar como juiz no Skandia Sail for Gold Regatta. Designado como árbitro chefe da Medal Race (regatas finais), o velejador não teve uma rotina fácil durante a competição, que durou cerca de uma semana.

“Trabalhamos muito, tanto na água controlando a regra 42, quanto nas audiências de protestos - sendo que foram quase noventa. Acordava às 7h e voltava para o hotel depois das 22h. Mas foi tudo muito bom, apesar do frio”, comentou Ilha, capitão da equipe gaúcha Diferencial Sailing Team.

O Skandia Sail for Gold Regatta foi realizado em Weymouth, Inglaterra, raia onde acontecerão as provas de vela das próximas Olimpíadas em 2012. Dessa forma, com mais de mil inscritos em 13 classes, o evento serviu como um teste para competidores e para organizadores. De acordo com Ilha, o saldo final foi positivo e o local mostrou que está preparado para receber os Jogos de Londres no ano que vem. Entretanto, para agosto já está previsto um campeonato de avaliação, focando vários pontos como segurança, transporte, crachás, resultados, tudo nos moldes definitivos das Olimpíadas.

Até lá, Nelson Ilha possui uma agenda cheia de compromissos. Para o próximo final de semana está prevista uma Clínica de Vela em Buenos Aires, Argentina. Na sexta-feira será ministrada uma clínica de regras aberta para juízes e público em geral. Já no sábado terá início à palestra para formação de Juízes Internacionais, que seguirá até segunda-feira, dia 20.  A confirmação do evento, entretanto, está sob suspense devido ao cancelamento dos vôos causado pela nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue.