Leia a carta da Wimra sobre a saída do Match Race Feminino das Olimpíadas

Do site da Wimra:

Como vocês já sabem a ISAF votou na semana passada pela remoção no match race feminino da Olimpíada de 2016. Obviamente é uma grande decepção para nós e possivelmente uma decisão que eles lamentarão. Mas foi feito, nós devemos olhar para frente e não para o que passou.

Tivemos um crescimento incrível na modalidade em 10 anos:

- de 20 eventos em 2000 para 80 em 2010
- de 115 timoneiros no ranking em 2000 para 320 em 2011
- O match racing feminino está sendo disputado em diferentes países, incluindo África do Sul, Eslovênia, Croácia, Peru, Coréia do Sul, Índia e outros mais

Embora este tenha sido em parte a razão da inclusão no programa Olímpico para 2012, também foi devido ao esforço tremendo que todos vocês fizeram pelo crescimento do nosso esporte. Não vemos o porquê de nos sentirmos diminuídos. Apesar do que aconteceu, o match race feminino continua a ser uma disciplina dinâmica e empolgante, seguirá sendo disputada por nossos atletas.

Como disse recentemente a vice-presidente da WIMRA Lotte Meldgaard Pedersen (DEN) no fórum ISAF Women's:

"Não acho que o match racing tenha sido adotado como modalidade olímpica por causa do seu crescimento potencial e realmente não é uma surpresa que o match race feminino esteja fora novamente. Tenho certeza de que o match racing será um evento fantástico nos Jogos Olímpicos de 2012. E com certeza vai resistir fora do programa olímpico, sem dúvida alguma".

O que faremos a partir de agora?

A WIMRA está comprometida a ajudar e assegurar que os eventos que Lotte mencionou e todos os outros eventos, assim como o Match Race Feminino Olímpico em 2012, será vitrine dos que é o nosso esporte: empolgante, atlético e competitivo. Da mesma forma, vamos seguir trabalhando para desenvolver e promover o match race feminino em novas áreas, bem como apoiar os excelentes eventos que já existem, além de ajudar a promover novos.

Continuaremos precisando da sua ajuda, assim como continuaremos disponíveis a ajudar. Vamos seguir trabalhando juntos para o crescimento e desenvolvimento do esporte. Contate-nos caso surja qualquer dúvida. Nos veremos nas próximas competições.

Saudações,

Liz Baylis
Diretora Executiva da WIMRA