Memória Minuano: Batom na Vela

 

Nesta edição do “Memórias Minuano”, o #TBT do Veleiros do Sul, vamos relembrar a regata do Eles e Elas de 2007, que marcou o nascimento do “Cruzeiro do Batom”!

 

Em maio de 2007, mais precisamente no dia 18, uma sexta-feira, 27 veleiros se reuniram na primeira “Regata Cruzeiro do Batom” (a já tradicional regata Eles e Elas, mas que pela primeira vez foi batizada com este título de Batom), em suas 13 milhas entre o Veleiros do Sul e a Ilha Chico Manoel.

 

Foi um dia de sol, vento sul de 12 nós em média, e que proporcionou uma bela velejada com grande presença feminina e até de famílias inteiras a bordo. A Escola de Vela Minuano esteve presente com um barco em água, que com a exceção do timoneiro, foi tripulado por quatro mulheres. A ida de contravento durante a tarde terminou com uma noite de festa na Chico, com as mulheres à frente das cerimônias de premiação e na entrega de brindes que foram feitas na ocasião.

 

A tripulação mais jovem também foi a mais veloz

 

O Fita Azul do Cruzeiro do Batom de 2007 foi o “Abaquar”, de Paulo Lemos Ribeiro, que também levou o título da categoria 26 pés. Entres os 23 pés o líder foi o “Alga”, de Astélio Santos, nos 30 pés foi o “Tatina”, de Júlia Streppel, nos 35 pés foi o “Tironasso”, de Walter Abel Filho, nos 40 pés o vencedor foi o “Friday Night”, de Susana Tönniges, e na categoria Força Livre o campeão foi o “Haithabú”, de Niels Rump

 

Nas rodas de conversa a regata é sempre o aasunto em pauta

Em resumo foi um dia animado e que estreou o novo título da regata Eles e Elas do VDS com grande sucesso, a integração entre as famílias e a força feminina na vela foram impulsionadas por esse evento em todas as outras edições que se seguiram. Em 2024, após um hiato de quase 10 anos, o Cruzeiro do Batom está de volta e com data marcada: Dia 18 de maio, na mesma data da estreia ocorrida em 2007.

 

Esperamos todas e todos para mais uma bela edição, mais informações! Bons ventos!