Comunicado aos Sócios do Veleiros do Sul e comunidade náutica

Prezados sócios do Veleiros do Sul e membros da comunidade náutica,

O nosso estado do Rio Grande do Sul vive uma tragédia sem precedentes, com as enchentes que nos assolam já há uma semana. Todos estão acompanhando pelos noticiários as tristes informações sobre mortos, desabrigados, áreas alagadas, infraestrutura em colapso, etc.

As forças públicas isoladamente, ainda que com muito ímpeto de ajudar e boa vontade, se mostraram despreparadas em termos de equipamentos e capacidade de atuar com eficiência e eficácia nesse tipo de situação calamitosa.

Nas áreas alagadas da região metropolitana de Porto Alegre, são a sociedade civil e entidades privadas, em colaboração espontânea e alinhada com os órgãos de Defesa Civil, que estão fazendo a diferença e conseguindo resgatar milhares de pessoas ilhadas nas áreas alagadas.

O Veleiros do Sul, juntamente a outros clubes náuticos da capital, se organizou com seus funcionários e dezenas de sócios-voluntários, para a atuação principalmente no resgate e salvamento de pessoas, boa parte delas em condições precárias, além de atuar na estruturação e operação dos postos de recebimento e triagem montados na região do Gasômetro e do Shopping Pontal.

Nossa ação em andamento está envolvendo todos os recursos existentes de embarcações, especialmente os nossos botes infláveis de apoio esportivo, além de outros pertencentes aos próprios sócios, que também estão atuando com seus jet skys e lanchas maiores. A operação tem se mostrado muito exigente aos equipamentos e à técnica dos condutores, em função de muita correnteza ou da atuação em áreas internas e urbanas com obstáculos. O consumo de combustível é brutal, assim como o desgaste dos equipamentos. Todos os dias temos botes ou motores estragados e em conserto na nossa base de operações improvisada junto à rampa de acesso de carros, que nesses dias se transformou em rampa de embarque de barcos.

Em paralelo a tudo isso, estamos também direcionando uma atenção especial à segurança e integridade dos barcos dos nossos sócios que ficam no clube, em especial aos das vagas flutuantes da nossa marina, visto que os nossos molhes de proteção estão submersos e por conta disso estamos sujeitos às ondulações que entram direto e sem qualquer proteção. Já providenciamos um rearranjo das posições e reforço na amarração e ancoragem dos barcos dos três trapiches, uma vez que a previsão é que leve ainda cerca de 10 dias para que os molhes voltem a aparecer.

A solidariedade de todos tem sido fundamental nesse momento de extrema gravidade, por exemplo com a doação de combustível, que está sendo usado em enorme volume.

Temos recebido muitas manifestações de nossos sócios e da comunidade náutica brasileira e até do exterior, no sentido de oferecer ajuda e fazer doações para o apoio à nossa ação emergencial. Para quem não viu pelas fotos, o clube inteiro está completamente alagado, especialmente as secretarias administrativa e esportiva, a área do economato do restaurante e cozinha, oficinas, galpões, etc. Teremos um forte, trabalhoso e lento trabalho de reconstrução pela frente. As atividades administrativas estão funcionando remotamente a partir das casas dos nossos funcionários, por enquanto sem interrupções nos nossos fluxos de pagamentos e recebimentos de recursos, especialmente folha de pagamento.

Algumas pessoas e entidades manifestaram sua intenção de fazer doações em dinheiro, ainda que não tenhamos oficialmente iniciado nenhuma campanha ou solicitação nesse sentido até o momento. Para estes casos, estamos orientando que os doadores encaminhem os recursos diretamente para a conta corrente do próprio clube, cuja chave PIX é o CNPJ 92948785000147 do Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva, colocando nas observações o descritivo “APOIO ENCHENTE”, para com isso possibilitar o nosso controle e prestação de contas posterior.

É importante ressaltar que os recursos que ingressarem por este meio serão em princípio direcionados para o custeio das operações de resgate e posterior reconstrução dos danos ao clube, ainda não dimensionados. Até este momento não temos nenhum convênio ou acordo de repasse valores para entidades que estejam recebendo doações para flagelados ou finalidades que sejam mais urgentes do que o nosso custeio e reconstrução material. Destacamos isso para que as pessoas saibam para qual finalidade estão doando e considerem isso dentro das suas prioridades.

Por fim, não há palavras para agradecer o empenho de todos que estão envolvidos na operação, em especial aos nossos heroicos funcionários e sócios-voluntários. Haveria muitos nomes a citar aqui, mas preferimos não fazer isso para não corrermos o risco de algum esquecimento involuntário.

Seguimos juntos com a nossa comunidade mobilizada, no que pode estar sendo o maior desafio dos 90 anos do nosso amado Veleiros.

Abraço a todos,

Frederico Schramm Roth, Comodoro do Veleiros do Sul