Grandes histórias marcaram a noite dos cruzeiristas na última quarta-feira (7)

 

Contando com cerca de 30 pessoas, o Jantar dos Cruzeiristas foi marcado por grandes histórias dos membros e relatos de atas passadas. A cozinheira da noite da última quarta-feira (7) foi a cruzeirista Luciana Scarrone.

Antes de servir o jantar, o Sr. Aderbal Torres de Amorim, realizou uma breve “palestra” sobre sua travessia do Atlântico nos anos 2000, contada no livro “Quatro mil milhas além: Uma travessia, o homem e o Mar”, recentemente relançado. O livro conta a jornada a bordo do Haaviti por 4 mil milhas, 52 dias da ilha de Majorca a Sint Maartin.

Em bela ação, o Sr. Amorim ressaltou que os direitos autorais desta obra serão destinados ao Asilo Padre Cacique, do qual é voluntário e conselheiro. Na ocasião, o Sr. Felipe Herrmann, presidente da entidade, esteve presente e comentou sobre o funcionamento do Asilo aos participantes. Felipe é sócio remido do Veleiros do Sul.

Encerrada a extraordinária conversa sobre as aventuras de Amorim. foi servido o seguinte cardápio:

Tudo assado na brasa.

Entrada:

Queijo coalho enrolado no bacon com molho de goiabada apimentada.

Principal:

Anchova na folha de bananeira recheada com cebola, pimentão e alcaparras;

Batatas assadas servidas com molhos diversos;

Salada de legumes.

Sobremesa:

Banana com chocolate assada na casca  e servida com

Sorvete de creme.

Após a refeição, o Mãe Vinicius Magalhães deu início aos trabalhos, lendo a ata referente ao mês anterior. Em seguida, o Mãe saudou a presença do Capitão dos Portos de Porto Alegre, Sr. Firmino dos Santos, que passou o dia em compromissos oficiais da Marinha do Brasil, percorrendo quatro prefeituras em eventos alusivos ao marco de um anos após a enchente.

Firmino também comentou sobre os trabalhos de dragagem do Guaíba e Lagoa dos Patos, que estão sendo realizados pela Portos RS. Afirmou também que um vídeo onde duas atletas se chocam com um obstáculo em um treino de 29er na Copa da Juventude, ocorrida em fevereiro no VDS, é parte fundamental da pauta que será discutida com os vereadores nos próximos dias, para remover estes obstáculos trazidos pela enchente, a fim de devolver a segurança da navegação e prática esportiva pelos clubes náuticos.

Na sequência, Luciana Scarrone explicou a escolha do prato, que mais uma vez remeteu às origens dos Cruzeiristas, com receitas práticas para se fazer a bordo. Scarrone também falou sobre o Cruzeiro do Batom, regata eles e elas, que será realizado nos dias 5 e 6 de julho, em largada no formato velejaço noturno (passeio), seguindo pelo canal rumo à Chico.

Dando sequência, José Barbieux, fez a leitura da ata história, de junho de 1975. Na mesma, três barcos foram citados, o Carina, Coral e Orion, aos quais, com a palavra, o vice-comodoro social, Eduardo Secco Hofmeister, comentou sobre, falando das construções e fins que tiveram os mesmos, inclusive as ligações com embarcações clássicas e que viriam a ser do VDS no futuro, como o primeiro Tuchaua, por exemplo.

Eduardo anunciou dois eventos sociais, a Festa Vento Sul – no dia 31 de maio – e o passeio para a Chico, a pedido de Zé Távora e grupo da Velha Guarda do VDS – no dia 28 de junho. O vice-social também fez as vezes do vice-esportivo, Gustavo Geyer, ausente por motivos de saúde familiar, citando os títulos e marcas obtidas pelo Veleiros do Sul desde a última reunião:

Intercâmbio da Escola de Vela de Punta del Este e EVM, ocorrido logo após o jantar de abril, foi um sucesso. A semana de Vela de San Isidro 2025 terminou com o VDS campeão Sul-Americano de Soling com Kadu, Vilnei e Edgar, além de Uma Creixell campeã feminina e estrangeira no optimist, assim como sua ida à Turquia para o Europeu da classe foi comentada. A participação do Crioula na 52 Super Series pelo segundo ano consecutivo também foi lembrada, assim como o título brasileiro de ORC conquistado pelo barco de Plass na Búzios Sailing Week. 

O título de Samuel Albrecht e tripulação na Copa Outono no RJ, na classe J70, e a 1ª clínica de desenvolvimento de vela feminina, entre técnicas e atletas, também foram lembrados. Por fim, a ida de Ana Roth para o mundial da China foi mencionada pelo vice-social.

O Mãe, em comentário sobre o intercâmbio em Punta, lembrou do amigo e sócio do VDS, Gustavo Piedras, “Síndico” do YCPE, que recebeu muito bem os pais e alunos do clube, além de sempre citar o VDS nas conversas.

O Ministro do Chopp, Olavo Torres, em referência aos Barth citados na ata, sugeriu convidar a Claudia Barth, filha de Egon, para participar de um jantar do grupo. Por fim, um brinde em homenagem a Amorim foi liderado pelo Ministro, puxando o Hip Hip Hurra.

O Cozinheiro da noite seguinte, no dia 4 de junho, será o próprio vice-comodoro, Eduardo Secco Hofmeister.

Nada mais a tratar foi encerrada esta reunião.