Depois de uma estreia complicada na última terça-feira (29), o Crioula IV, de Eduardo Plass, venceu a regata costeira nesta quarta-feira (30), na 43ª Copa do Rei, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Após vencer a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o Crioula Team viajou diretamente para a Espanha, onde disputa a 43ª edição da Copa do Rei, que reúne mais de 130 equipes de 24 nacionalidades até o próximo sábado (2).
A categoria em que o TP52 do Veleiros do Sul compete é a ABANCA ORC 0, que junta os barcos mais potentes da competição. O primeiro dia de regatas ocorreu na última terça (29) e não foi bem o início planejado para a equipe brasileira, que acabou enfrentando uma quebra no barco e assim não finalizou a R1.
Mas o Crioula deu a resposta logo no segundo dia. Nesta quarta-feira (30), o TP52 do VDS venceu a regata costeira (que retornou à programação do evento), com início e fim em frente ao Real Club Náutico de Palma, com percurso de 57mn, que foi completado em 06h32m29s pelos brasileiros. Com a vitória, o “Crioula IV” saiu da última para a 9ª posição entre 17 competidores.
O navegador Ricardo Costa falou sobre o desempenho nesta quarta-feira:
“Optamos por ir pela direita, o que foi a decisão certa. A partir daí, tivemos que controlar o Vesper, que era o rival mais rápido. Conseguimos velejar corretamente, o que não foi fácil. Quando você está na liderança, é complicado. Esta é a nossa segunda participação na Copa nos últimos dez anos. Ontem, quebramos a adriça principal e sofremos um DNF, mas esperamos descartar isso em breve. Muito través, condições nas quais este barco não é confortável, mas conseguimos nos sair bem com as velas que temos.”
Em 2017, o Crioula correu a 36ª Copa do Rei na categoria Mallorca Sotheby’s IRC, com outros 15 barcos. A equipe velejou com um TP52 italiano alugado, sendo a primeira experiência com o barco de 11 dos 15 velejadores na época, como disse Samuel Albrecht, tático da equipe, ao blog sobreasaguas em julho de 2017. Ainda sim, o Crioula finalizou a edição entre os 10 primeiros, na 7ª colocação.