Na última quarta-feira (6), ocorreu o Jantar dos Cruzeiristas do mês de agosto de 2025, com a presença de pouco mais de 70 participantes, entre membros, familiares e convidados. A edição foi em homenagem ao saudoso cruzeirista Tito Paludo, falecido no início do ano.
A noite começou com uma conversa do Capitão dos Portos de Porto Alegre, o Capitão de Mar e Guerra Firmino dos Santos, trazendo mais detalhes sobre a Marinha do Brasil, suas atribuições, importância da navegação para o Brasil e para o RS, além de comentar as ações de dragagem no Guaíba e Lagoa dos Patos nos últimos anos e, por fim, comentou como foi sua trajetória na Marinha do Brasil.
Terminada a conversa, foi servido um dos mais clássicos pratos do grupo: as codornas do Tito, acompanhadas de polenta e massa artesanal, trazidas pelo Cozinheiro e Mãe, Vinicius Magalhães. A sobremesa foi crème brûlée. O grande quorum foi elogiado pelo Mãe, que mais uma vez reforçou a importância de Tito tanto no grupo dos Cruzeiristas quanto no clube.
Apreciado o jantar, com a palavra o vice-comodoro esportivo, Gustavo Geyer, relembrou os títulos e participações dos atletas do clube desde a última reunião. O título do Grand Prix de J70 no RJ, com o El Enemigo, os títulos na Semana de Vela de Ilhabela, com o Crioula Campeão da ORC e o Blue Wind campeão da RGS-CRUISER, além das participações em Mundiais, como o de optimist na Eslovênia (com Pedro Koch), o Mundial de ILCA 4 e 6 em Los Angeles (com Antonella Dalpiaz e Teodoro Guadagnin), o Europeu Júnior de 420 em Portugal (Melissa Paradeda e Antônia Gick), a Copa do Rei com participação do Crioula, de Eduardo Plass, e do Lady, de Niels Rump, com Comodoro a bordo.
Geyer ainda falou sobre a participação das meninas do 29er em Portugal, correndo o Mundial aberto, além da realização do Aulão com mais de 100 alunos em água. Por fim, o vice-comodoro anunciou a ida de 23 atletas do clube para a Semana de Vela do Rio de Janeiro, no final de agosto e início de setembro.
Abrindo os trabalhos oficiais, o Mãe leu a ata do mês passado (julho) e, na sequência, o Capitão Firmino fez a leitura da ata histórica de setembro de 1975. Átila Bohm, que comanda o Atrevida, de Alexandre Ferrari, comentou rapidamente sobre sua formação no Veleiros do Sul e sobre a participação da Velha Senhora de 103 anos, na Semana de Vela de Ilhabela.
Eduardo Secco Hofmeister, vice-comodoro social, falou sobre os últimos eventos do clube, sobre os cancelamentos e sobre as futuras realizações do VDS, como a Oktoberfest e Dia das Crianças em outubro, além de um possível show dos Pickles, tradicional banda do clube.
Antes de encerrar a reunião, foi cantado os parabéns para Walkiria Flöricke e eleito Geraldo Sperb como próximo Cozinheiro.
Ainda se procura o chapéu do Amorim!