Em noite chuvosa, o Jantar dos Cruzeiristas foi realizado na noite da última quarta-feira com pouco mais de 20 pessoas, entre membros e convidados. O cozinheiro da noite foi o Sr. Geraldo Sperb, que trouxe um entrevero como prato principal, abrindo o mês de setembro com tradição na confraria do VDS.
O jantar não se estendeu por muito tempo, tendo o Mãe, Vinicius Magalhães, iniciando os trabalhos comunicando de imediato que o próximo cozinheiro será o associado e presidente da SOAMAR, Manfredo Flöricke, partindo então para a leitura da ata do mês de agosto de 2025.
Para o próximo jantar, também será realizado um sorteio de uma garrafa de vinho com rótulo personalizado, feito pelo próprio Geraldo Sperb, que também já foi presidente da SOAMAR, ocupando o cargo por 10 anos.
Na sequência, Sperb fez a leitura da ata histórica de outubro de 1975 e um breve comentário sobre o prato, no qual buscou remeter às tradições gaúchas, vide a chegada do mês de farroupilha. Relatando um pequeno acidente, o cozinheiro da noite se atrapalhou na escolha dos molhos, servindo uma colherada de pimenta pensando ser molho de carne.
Seguindo, o vice-comodoro esportivo, Gustavo Geyer, comentou sobre os títulos e participações dos atletas do Veleiros do Sul em competições nacionais e internacionais, como o Crioula 52, de Eduardo e Renato Plass, na Super Series de 2025, o título de campeão estadual de ORC do barco Conquista, de Reinaldo Bernardes, o título brasileiro de Soling para Nelson, Mafredinho e Felipe Ilha e a realização de mais uma grande clínica feminina da classe ILCA no VDS.
Ainda com a palavra, Geyer, comentou sobre as participações do clube que vão acontecer em setembro, como o Sul-Americano de Optimist em Salinas no Equador, a 38ª Semana de Vela do Rio de Janeiro em que o Veleiros do Sul enviou sua maior delegação com 24 atletas, além do 33º Circuito Conesul de Vela de Oceano, entre os dias 11 e 21 de setembro. Fazendo as vezes do vice-social, Gustavo ainda anunciou que a Oktoberfest será realizada no dia 04 de outubro.
Geraldo Sperb retomou a palavra para contar um breve causo envolvendo uma ambulância cheia de galinhas caipiras, que vinham de Novo Hamburgo para o Veleiros do Sul, onde um membro dos cruzeiristas aproveitou a pressa e a sirene do veículo, que abria caminho no trânsito entre o vale dos Sinos e Poa, fazendo uma viagem épica até o VDS.
O Mãe citou a realização do Desfile Naval de 7 de setembro, organizado pela Marinha do Brasil e que terá adesão de barcos do clube.
Manfredo Flöricke, em nome da SOAMAR, comentou sobre as discussões e debates na câmara municipal sobre a situação do Guaíba, indicando que ações serão tomadas para diminuir os riscos da navegação e prática da vela.
O Ministro do Chopp, Olavo Torres, comentou a ausência dos aniversariantes e pagantes no encontro. Fazendo um brinde simbólico só para não encerrar o jantar sem trabalhar.
Antes de terminar a noite, o Mãe lembrou da triste perda envolvendo o grupo, que foi o falecimento da Rhéa Moeller, esposa do querido Geraldo Moeller – Contrapino.
Nada mais a tratar foi encerrada a reunião.