Na noite da última quarta-feira (5), o Veleiros do Sul contou com o penúltimo Jantar dos Cruzeiristas do ano de 2025. Com cerca de 30 pessoas, o encontro foi breve, mas exaltando os feitos que aconteceram e que acontecerão no clube nos próximos meses.
Começando a noite, o cozinheiro Nelson Ilha fez uma breve apresentação, para rememorar a todos da chegada do Mundial de Soling, que acontecerá a partir do dia 16 de novembro no VDS. A competição reúne grandes nomes da classe, múltiplos títulos mundiais e celebra a segunda edição do campeonato realizada pelo clube.
Representando a classe, estiveram presentes no jantar os campeões mundiais Kadu Bergenthal, Vilnei Goldmeier e Edgar Oppitz, o alemão Roman Koch, também campeão mundial (inclusive o vencedor em 2010, aqui no VDS), além é claro de Nelson e também Cícero Hartmann.
Após a apresentação, o comodoro, Frederico Roth, citou alguns títulos obtidos pelo clube nos últimos dias, entre eles o vice-campeonato mundial corinthian e o belo 5º lugar geral no Mundial de J70 de 2025, conquistados pelo Gabriela, de Dennis Koch, e pelo El Enemigo, de Samuel Albrecht (este também campeão sul-americano da classe), respectivamente.
O comodoro ainda citou os próximos campeonatos, onde além do Mundial de Soling, teremos o Sul-americano de 420 e o Campeonato Brasileiro de J70, seguidos das festividades de aniversário de 91 anos do VDS.
O vice-social, Eduardo Hofmeister, comentou sobre a troca das mesas da área abaixo das árvores em frente a sede e também comunicou que teremos o sunset de abertura de temporada de piscina, que integrará o Mundial de Soling.
O jantar então foi servido, com o seguinte cardápio:
Salada César
Filé Schnitzel
Arroz a piamontese
Sobremesa: Panna Cotta
Retomando, foi realizado um brinde em memória do querido cruzeirista Silvio Medeiros, falecido há poucos dias antes desta edição. Então seguiu-se um Hip Hip Hurra em sua homenagem, feito por Manfredo Flöricke.
Em mais homenagens, a noite ainda contou a nomeação do segundo cruzeiristas-mor do VDS: Nelson Ilha, pelos serviços prestados como velejador e grande juiz internacional de vela.
Foi trazida ao jantar a garrafa de vinho com rótulo personalizado por Geraldo Sperb, ao vencedor do sorteio de outubro, Ricardo Habiaga, que não esteve presente. O vencedor de novembro foi André Huyer.
Por fim, foi nomeado Renato Plass como próximo cozinheiro. Lembrando a todos que o jantar de dezembro será a edição AVEC, onde serão admitidos novos cruzeiristas ao grupo!
