Cícero Hartmann e sua despedida da classe Soling

Ninguém conquista nada sem um time. Meu time do passado, Alexandre Mueller, Flávio Quevedo e André Horan Renard, fez uma trajetória importante de conquistas!

Mas nessa etapa, mérito do Frederico Sidou e Regis Silva que foram implacáveis para dar a certeza que estávamos no caminho, galgando com humildade cada regata e suportando a pressão que causa no interior de cada um de nós. Vocês são incríveis, são fod@!

“Entre nós, velejamos bem tranquilos e com espírito de equipe que sabia o que fazer em cada posição. Trabalhamos para isso, mesmo nas adversidades enfrentadas .Usamos as velas velhas, pois sabíamos o que fazer com elas e vamos assim!”

Foi um Campeonato de altíssimo nível, com vários Campeões Mundiais do Soling que vieram disputar nas águas do Guaíba mais uma conquista. Às vezes com as mesmas dificuldades que enfrentamos quando vamos para outros continentes. Peter Hall, velejando com 76 anos no Soling em alto nível, que exemplo; Lidkey Farkas e Gustavo Warburg, com as dificuldades que tiveram, mostraram toda a categoria e elegância na raia da Pedra Redonda. Que barco é o Soling! Muito técnico e difícil, mas uma pintura para velejar em flotilha de alto nível!

Estou me despedindo da Classe Soling. Vou me dedicar ao J70 com meus 62 anos de idade e voltar aos tempos do 470 e planar. Quero amigos velejando comigo, como os que citei acima, além do Sidou e do Regis. Vamos viver a vida! Esse é o nosso primeiro Campeonato Mundial, (talvez o único) depois penar com 3 vice-campeonatos!

Quero dedicar esse momento a minhas filhas Marina e Alice e a esposa Tamahine, que todos os dias me deram o beijo de boa sorte! Também quero dedicar aos nossos funcionários do Veleiros do Sul, pela parceria de sempre e todos os que genuinamente torceram para nós!

Mas tem uma pessoa em especial que me deu muita energia neste campeonato: ao meu amigo que nos deixou, Martin Billoch, o primeiro argentino Campeão Mundial de Optimist, com quem eu tive a honra de compartilhar bons momentos de aprendizado na vela e na vida. Falando com Raul Viola sobre Martin, proeiro do Warburg, foi muita energia!

Os últimos serão os primeiros! Podem acreditar! Bons ventos a todos!

– Cícero Hartmann