ptendeites
Image

Confira o cronograma e períodos das intervenções do PISA no Guaíba

Da assessoria de imprensa do DMAE

1) Chegada das tubulações em PEAD pelo Lago: Já chegaram 14 tramos vindos de São Paulo até Rio Grande e depois pela Lagoa dos Patos até Porto Alegre. Ainda está prevista a chegada de mais oito  tramos durante o mês de maio.

2) Dragagem do Lago para colocação dos tubos: Está sendo realizada ao longo do traçado projetado. Deverá ocorrer durante todo o período de execução, previsto até janeiro de 2012.

3) Instalação do emissário subaquático dentro do Lago: Previsto para o período de maio 2011 a janeiro 2012, envolverá circulação de barcos, chatas e rebocadores, equipados e com trabalhadores em serviço. Todos os setores que utilizam o Lago Guaíba serão amplamente informados.

 


Sobre as obras do Socioambiental

O Projeto Integrado Socioambiental vai garantir a ampliação da capacidade de tratamento de esgotos na cidade de Porto Alegre de 27% para 77%, tendo como um dos maiores benefícios a contribuição para a melhoria da balneabilidade do Lago Guaíba.

Estão em andamento várias frentes de obras. Uma delas, o Emissário Subaquático, vem tendo interferência direta dentro do Lago Guaíba devido a logística de chegada e instalação dos tubos que serão responsáveis por transportar os esgotos desde a Estação de Bombeamento no Cristal até a Estação de Tratamento na Serraria.

Com o objetivo de criar um canal de comunicação com os usuários do Lago Guaíba, informar sobre as atividades, cronograma de obras e esclarecer dúvidas, a prefeitura e o Dmae prepararam esta newsletter que você receberá a cada quinze dias. O informativo tem um caráter sucinto e resumido para transmitir as principais informações de forma prática, garantindo uma leitura rápida.


Volta no último instante marca o 2º dia do Extreme Sailing Series na China

Que dia emocionante de regatas na Baía de Fushan! Foram quatro horas e meia de muito drama no segundo dia da 2ª etapa do Extreme Sailing Series em Qingdao (China), que proporcionou um combate apertado e desafiador, resultando em duas pequenas colisões e um grande duelo pelo lugar mais alto da tabela entre as equipes Emirates Team New Zealand e Red Bull Extreme Sailing.

ext_1

O vento que embalou as seis regatas de “mar aberto” na Baía de Fushan teve seus altos e baixos, mas manteve-se predominantemente forte o suficiente para deixar a frota Extreme 40 com seus cascos fora d’água. Quando a brisa diminuiu, as equipes tiveram que implantar diferentes táticas para conseguir uma vantagem, o que dividiu a frota em várias ocasiões. “A constante variação dos ventos e grande diferença de pressão fizeram deste um dia bem difícil, especialmente nas linhas de largada. Não foi fácil decidir por onde ir: o desafio era saber qual lado da largada era melhor e onde a pressão estava mais forte”, explica o líder da equipe Red Bull Extreme Sailing, Roman Hagara.

ext_2

A Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, manteve uma ótima consistência e terminou entre os quatro melhores nas cinco primeiras regatas, vencendo a penúltima. Parecia que os neozelandeses manteriam sua liderança na colocação geral, mas, como é de praxe na Extreme Sailing Series, a última regata do dia ameaçou reescrever todo o script. A equipe de Barker foi chamada de volta ao início por queima de largada e a Red Bull Extreme Saling liderou desde o início até a linha de chegada. A Emirates Team New Zealand precisaria chegar, no mínimo, em 6º para manter o seu lugar no topo da tabela e lutou muito para recuperar o tempo perdido, mas terminou na 7º colocação da regata. Aparentemente eles teriam perdido o 1º lugar geral para a equipe de Hagara, mas as filmagens provaram que o time neozelandês não estava de fato sobre a linha de largada e eles receberam um “redress” – uma reconsideração rara no circuito que os levou ao 4º lugar da regata e garantiu o lugar mais alto da tabela à equipe de Dean Barker.

ext_3

A equipe Luna Rossa, de Max Sirena, venceu a primeira regata do dia e subiu do 6º para o 4º lugar geral, logo atrás da Alinghi, de Tanguy Cariou, que também teve um belo dia. Já a equipe de Roland Gaebler, Team Extreme, venceu sua primeira regata da temporada com o Prefeito de Qingdao a bordo como 5º tripulante e deixou os espectadores em polvorosa.

Extreme Sailing Series, 2ª. Etapa em Qingdao

Resultado Final após o 2º dia:

1º Emirates Team New Zealand (NZL), 98 pontos
2º Red Bull Extreme Sailing (AUT), 96 pontos
3º Alinghi (SUI), 92 pontos
4º Luna Rossa (ITA), 92 pontos
5º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 84 pontos
6º The Wave, Muscat (OMA), 81 pontos
7º Artemis Racing (SWE), 70 pontos
8º Team Extreme (EUR), 56 pontos
9º Niceforyou (ITA), 54 pontos
10º Oman Air (OMA), 54 pontos
11º Team GAC Pindar (GBR), 18 pontos

7ª Regata Nelson Piccolo acontece no próximo final de semana

 

No próximo sábado o Sava Clube realiza a 7ª Regata Nelson Piccolo para as seguintes classes:

Monotipos: Laser (Standard, radial e 4.7 ), Dingue, HC 16 e HC 14, Byte,  Flash 135  e Força Livre

Oceano: Micro Tonner 19, Flash 165, Cruzeiro até 17’ pés, Cruzeiro de 17,01 até 20’ pés, Cruzeiro de 20,01 até 24 pés, Cruzeiro de 24,01 até 30 pés, Cruzeiro de 30,01 até 33 pés e Força Livre.

As inscrições devem se feitas na secretaria do Sava Clube, do Iate Clube Guaíba, do Clube dos Jangadeiros e do Veleiros do Sul, até as 12 horas do dia 16/04/2011 ,  para os barcos monotipos) . Até as 12 horas do dia 17/04/2011, para os barcos de cruzeiro. Para se inscreverem os competidores deverão efetuar o pagamento de uma   taxa de R$ 20 por tripulante. Os participantes receberão camiseta alusiva ao evento.

Clique e confira o aviso de regata aqui.

Confira a programação da regata:

Dia

Hora

Programação

16/04

14h

Regata de Monotipos

17/04

13h

19h

Regata de Cruzeiro

Premiação

É dada a largada para a 2ª Etapa do Extreme Sailing Series em Qingdao

Da assessoria

A dramática paisagem urbana de Qingdao serviu como pano de fundo para o 1º dia da 2ª etapa do circuito mundial do Extreme Sailing Series 2011. O lar da frota Extreme 40 durante os próximos cinco dias será a Baía de Fushan, rodeada pelos arranha-céus dessa enorme cidade industrial, que, além de ser conhecida como “Cidade da Vela”, é o quarto maior porto de manufaturas.

110413_ESS_China_034

Qingdao sediou os eventos de vela dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, além de ter sido porto de parada da Volvo Ocean Race e da Clipper Race. No entanto, o povo local nunca presenciou nada como os veleiros Extreme 40 e, apesar de os dias públicos só começarem na sexta-feira, milhares de pessoas se reuniram ao longo do enorme quebra-mar para ver as equipes competindo em primeira mão.

110413_ESS_China_053

Uma boa brisa de leste, entre 10 e 15 nós, embalou as seis regatas que aconteceram hoje nos percursos de “mar aberto” - localizados suficientemente perto da costa para que os espectadores seguissem o desenrolar da competição. Esta platéia presenciou as equipes lutando por cada centímetro de água, o que resultou em dois pequenos acidentes: o Groupe Edmond de Rothschild colidiu com a equipe Alinghi e o Red Bull Extreme Sailing atingiu o casco do barco Niceforyou.

110413_ESS_China_058

Quem teve o melhor dia e terminou no topo da tabela, com 49 pontos, foi a equipe de Dean Barker, Emirates Team New Zealand, que também conta com a experiência de Glenn Ashby - medalhista de prata na classe Tornado em Qingdao, nas Olímpiadas de 2008. A campanha neozelandesa vem impulsionada pela sua impressionante performance na 1ª etapa em Omã, onde a tripulação de Barker se superou nos últimos dias para acabar no 4º lugar geral.

Santiago Lange, que foi medalhista olímpico de bronze na classe Tornado em Qingdao (2008) e agora substitui Terry Hutchinson como líder da equipe Artemis Racing, levou seu barco ao segundo lugar no final do dia, empatado com The Wave, Muscat e Red Bull Extreme Sailing, com 47 pontos. “Essa foi a primeira vez que velejamos juntos e foi um desafio, pois tenho algumas dificuldades com o idioma no calor da batalha, mas  nós tivemos ótimas condições meteorológicas para Qingdao e eu gostei muito”, comenta Lange.


A equipe suíça Alinghi teve um dia de altos e baixos, chegando primeiro em duas regatas e terminando em 5º lugar. Max Sirena e sua tripulação, a bordo do Luna Rossa, melhoraram na segunda metade do dia e alcançaram o 6º lugar da tabela, 8 pontos a frente dos vencedores da 1ª etapa, Groupe Edmond de Rothschild.

Extreme Sailing Series, 2ª. Etapa em Qingdao

Resultado Final após o 1º dia:

1º   Emirates Team New Zealand (NZL), 49 points
2º   The Wave, Muscat (OMA), 47 points
3º   Red Bull Extreme Sailing (AUT), 47 points
4º   Artemis Racing (SWE), 47 points
5º   Alinghi (SUI), 44 points
6º   Luna Rossa (ITA), 42 points
7º   Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 34 points
8º   Niceforyou (ITA), 28 points
9º   Oman Air (OMA), 24 points
10º Team Extreme (EUR), 24 points
11º Team GAC Pindar (GBR), 10 points

Acidente de cargueiro próximo a ilha Tristão da Cunha, no Atlântico Sul

 

 

El derrame de un carguero amenaza isla en el Atlántico Sur

 (FNM) Tres días después de haber encallado, el carguero “OLIVA” se partió en dos, y una de las partes  derivó hacia el oeste. El accidente se produjo el viernes, frente a las costas de la Isla Nightingale.

El derrame está amenazando a colonias de pingüinos en ese remoto archipiélago del Atlántico Sur.

Una “espantosa escena” fue denunciada el viernes por la tarde alrededor de la Isla Nightingale: el combustible derramado por el buque encallado afectaba a casi toda la isla.

En un informe dado a conocer por el sitio oficial de la isla, el administrador de Tristan da Cunha, Sean Burns, describió la contaminación como compuesta de una fina película de  combustible, bolas y terrones de alquitrán y “con el olor del diésel por todas partes”.

La sección de popa del barco (construido en 2009), se hundió luego de que la embarcación resultara cortada entre las bodegas seis y siete, bajo el embate severo de las olas.

En tanto, la sección proel fue reportada el lunes frente a las costas de Isla Alex, la que en época de cría alberga una cantidad estimada en 10.000 parejas de pingüinos Rockhopper.

 

El lunes se esperaba el arribo a la zona del remolcador de salvamento “SMIT AMANDLA”, contratado con su equipamiento parar limpieza de derrames, y con un equipo de nueve personas, incluidos buzos. Entre los integrantes del equipo, se encuentra la especialista ambiental Estelle van der Merwe, quien ha estado a cargo de la Fundación para la Conservación de las Aves Costeras de Sudáfrica, cuando otro carguero, el “TREASURE”, se hundiera frente a las costas de ese país africano en el año 2000.

La población de Tristan da Cunha no supera los 300 habitantes, pero las islas constituyen un importante hábitat de vida silvestre.

El “OLIVA” estaba cargado con 65.266 toneladas de grano de soja, en tránsito desde Santos, Brasil, hacia China.

La empresa operadora del buque, TMS Bulkers, dijo que estaba cooperando estrechamente con las autoridades locales, para minimizar el impacto ambiental.
Por Nigel Lowry

Adaptado al español por NUESTROMAR. Fuente: Lloyd´s List; 22/03/11

24/03/11
NUESTROMAR