Tel: +55 (51) 3265-1717

Reitoria da UFRGS recebe o Veleiros do Sul em sessão solene para oficializar convênio

 

Sessão Solene no Gabinete da Reitoria da UFRGS

 

Na manhã desta quinta-feira (21), o Comodoro Cícero Hartmann e o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rui Vicente Oppermann, assinaram o documento que oficializa a parceria entre a instituição e o clube. Além deles estavam presentes no gabinete do reitor, a vice-reitora da universidade Jane Tutikian, o diretor de projetos da FAURGS Pantelis Varvaki Rados, o diretor da ESEFID Ricardo Petersen, a técnica administrativa da ESEFID Cátia Jesus, o coordenador do Núcleo de Esportes de Aventura da UFRGS professor Alcides Costa e o coordenador da Escola de Vela Minuano Mauro Ferreira. 

Antes de iniciar a sessão, aconteceu uma conversa informal no qual o Comodoro contou sobre sua jornada em Punta del Este e a conquista do Campeonato Sul Americano de Soling, e ainda presenteou o reitor com um livro do VDS. Ricardo Petersen foi o primeiro a falar, explicando os objetivos do convênio para ambas as partes e a história que já vêm de anos. Em seguida, o professor Alcides esclareceu sobre o que se tratava exatamente as matérias de esportes ligados à natureza. 

Na sequência, com a palavra, o reitor Oppermann discorreu sobre a alegria de ver o projeto acontecendo e compartilhou suas experiências náuticas, quando navegou com o sócio Gilberto Hanke e as viagens pelo nordeste. Agradeceu aos envolvidos e finalizou: “Através dessa cooperação vamos formar novos cidadãos”. O comodoro Cícero fechou a conversa falando que hoje foi um dia marcante para a história, pois o esporte precisa da qualificação da UFRGS e da estrutura do VDS. Além disso, citou também sobre a ideia do projeto social que o clube está elaborando e concluiu: “Em um barco precisamos de uma tripulação para navegar e aqui nós somos, uma tripulação para o andamento do esporte”.